Saurimo – O presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), Dom Manuel Imbamba, apelou esta quinta-feira, na cidade de Saurimo (Lunda Sul), os partidos políticos a aceitarem os resultados das eleições gerais, dentro do espírito de transparência e verdade eleitoral.
Em declarações à imprensa, 24 horas depois da votação, o arcebispo da Arquidiocese de Saurimo disse que os partidos políticos e os cidadãos devem estar serenos, responsáveis e disponíveis para aceitarem os resultados, tal como expressos nas urnas.
Lembrou que a divulgação dos resultados é o momento mais delicado em épocas eleitorais, daí a necessidade dos militantes, amigos e simpatizantes dos partidos optarem pela serenidade.
“Os cidadãos devem manter-se tranquilos e aguardar pelos resultados oficiais, que a Comissão Nacional Eleitoral (CNE) está a anunciar, não os que provavelmente circularem pelas redes sociais”, aconselhou.
Sublinhou que os angolanos devem valorizar a cidadania e o patriotismo, porque o grande vencedor é o país.
Dados provisórios da CNE
O MPLA continua a liderar a contagem de votos em 16 províncias, das 18 que compõem o país, com 52,08 por cento. A UNITA domina nas províncias de Luanda e de Cabinda.
Quando estão escrutinados 86,41 por cento dos votos, a UNITA aparece na segunda posição, com 42,98 por cento, seguindo-se o PRS, com 1,18 por cento, a FNLA, com 1,07%, o PHA, com 1,02%, a CASA-CE, com 0,73%, a APN, com 0,48%, e o P-NJANGO, com 0,42 por cento.
Para o pleito eleitoral estiveram registados 14 milhões 399 mil votantes, dos quais 22 mil 560 residentes no estrangeiro.