Benguela – O representante do Partido Nacionalista para Justiça em Angola (P-NJANGO), em Benguela, José Palata, reafirmou esta terca-feira o combate à fome e à pobreza como prioridade “número um” para garantir a segurança alimentar da população, caso vença as próximas eleições.
Segundo José Palata, para combater a fome, o partido dos “nacionalistas” propõe um incremento do Orçamento Geral do Estado (OGE) para o sector da agricultura, para estimular a produção de alimentos, especialmente nas famílias camponesas.
Em declarações à ANGOP, o representante do P-NJANGO na província de Benguela defendeu, ainda, a necessidade de se produzir sementes, incrementar a abertura de fábricas para produção de máquinas e outros insumos agrícolas.
Apontou outras propostas já constantes do programa eleitoral da sua forca política, tais como a melhoria das vias de comunicação, para incrementar a distribuição, comercialização e escoamento dos produtos agrícolas do campo para a cidade.
Educação e saúde
De igual modo, elencou a educação como outra prioridade, com uma proposta de se aumentar o orçamento de 6,6 para 20 por cento, tal como recomenda a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
“Aí sim estaríamos a investir na formação profissional, técnica e científica do homem”, ressaltou José Palata.
Quanto à saúde, terceira linha de força do partido, defendeu o aumento do orçamento para sector, dos actuais 15 por cento para 20, dada a necessidade da melhoria de assistência médica e medicamentosa, a produção interna de medicamentos e o combate às pandemias e endemias.
O P-NJANGO, Partido Humanista de Angola (PHA), é uma das formações políticas estreantes nas eleições gerais em Angola, de 24 de Agosto.
Tem como cabeça-de-lista Eduardo Jonatão Chingunji, mais conhecido por “Dinho Chingunji”, filho de Samuel Piedoso Chingunji, um dos fundadores da UNITA, maior partido no Parlamento .
Na província de Benguela, vão funcionar 980 assembleias de voto, para atender um milhão, 201 mil e 192 eleitores inscritos, sendo que o processo de votação contará com duas mil e 117 mesas.