Luanda - A secretária-geral do Conselho de Igrejas Cristãs em Angola (CICA), reverenda Deolinda Dorcas Teca, apelou, esta quinta-feira, em Luanda, aos líderes partidários e aos cidadãos, em geral, para a tolerância e respeito mútuo no processo eleitoral em curso.
Em declarações à TVZimbo, em antevisão ao culto ecuménico previsto para domingo, 21, no Estádio 11 de Novembro, em Luanda, a reverenda afirmou que os angolanos devem olhar para as eleições como uma festa da democracia, e considerou importante que cada um respeite o outro, apesar das diferenças religiosas e partidárias.
Deolinda Teca repudiou ainda o apelo feito por alguns políticos para a permanência dos eleitores nas assembleias de voto. Afirmou que todos os eleitores devem retornar aos seus afazeres diários após exercerem o seu direito ao voto.
Notou que a fiscalização do processo de votação é uma missão dos observadores e delegados de listas credenciados para o efeito
A religiosa convidou todos os cidadãos a estarem presentes no Estádio 11 de Novembro, de forma a que possam clamar a Deus que as eleições decorram em harmonia e paz, respeito e tolerância entre os irmãos.
Os angolanos votam a 24 de Agosto pela quinta vez, para eleger o Presidente da República, o Vice-presidente e os 220 deputados à Assembleia Nacional.
Para este sufrágio, estão registados 14 milhões 399 mil eleitores, dos quais 22 mil 560 na diáspora.
Concorrem ao pleito os partidos políticos MPLA, UNITA, PRS, FNLA, APN, PHA e P-NJANGO, bem como a coligação CASA-CE.