Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Eleições2022: Síntese do segundo dia da campanha

     Política              
  • Luanda • Segunda, 25 Julho de 2022 | 23h59
Bandeiras das formações políticas concorrentes às  eleições gerais em Angola
Bandeiras das formações políticas concorrentes às eleições gerais em Angola
Domingos Cardoso - ANGOP

Luanda – O segundo dia da campanha eleitoral, que decorre no quadro das eleições gerais de 2022, ficou marcado pela caça ao voto nas comunidades, com os partidos políticos a se desdobrarem em diversas acções de sensibilização dos eleitores.

Apostados na conquista do poder para o período 2022/2027, os partidos políticos foram ao encontro dos eleitores divulgar os seus programas e manifestos eleitorais.

O MPLA, por exemplo, para além de conviver com os idosos em Luanda, aproveitou o dia para encontros com diversas sensibilidades religiosas, do campo, militantes e amigos, reforçando os apelos para o voto consciente, ao civismo e a mobilização geral.

No seu tempo de antena na RNA, o líder do MPLA, João Lourenço, abordou os cinco anos da sua  governação, entre 2017 e 2022, tendo sublinhado que, em todas as províncias, milhares de angolanos trabalham para colocar o país no caminho do desenvolvimento.

No seu entender, a tarefa para o futuro que se quer ainda tem o tamanho do país, mas disse ter a certeza que, com mais desenvolvimento, "lá se pode chegar". 

Por seu turno, a UNITA, para além de aproveitar os tempos de antena na RNA e na TPA, aproveitou, igualmente, o dia para ir ao encontro dos eleitores para divulgar o seu programa de governação.

A UNITA aproveitou os 10 minutos de tempo de antena na RNA para manifestar o desejo em ver materializado o seu projecto eleitoral, baseado, entre várias reformas, na instauração de um governo inclusivo e participativo.

O seu presidente, Adalberto da Costa Júnior considerou ter chegado o momento de se fazer diferente e melhor, tendo, para o efeito, solicitado "voto massivo" na sua formação partidária.

Já a CASA-CE, com o mesmo propósito, andou em comunidades de algumas províncias para “caçar” os votos necessários que lhe possam garantir a conquista do poder.

O partido liderado por Manuel Fernandes dedicou ainda o seu tempo de antena na RNA a descrever as políticas para a melhoria da situação social da juventude.

Os 10 minutos de antena foram também aproveitados para o secretário-geral da juventude da Coligação, Eduardo Garcia, anunciar que, em caso de vitória nas eleições de 24 de Agosto, a CASA-CE vai disponibilizar um décimo das receitas do petróleo e dos diamantes à educação e ao fomento do emprego.

Já o cabeça-de-lista do Partido Nacionalista para a Justiça em Angola (P-NJANGO), Eduardo Chingunji, apelou  ao voto responsável, com paz e harmonia, no dia 24 de Agosto próximo.

Eduardo Chingunji reiterou que o seu partido está a ser preparado há 11 anos, com convicções claras.

Sem fugir aos pronunciamentos do primeiro dia da campanha, o partido Aliança Patriótica Nacional ( APN) voltou a garantir estar "em condições de responder" aos anseios dos angolanos.

Durante o seu tempo de antena na TPA, prometeu, caso vença as eleições, cinco anos de prosperidade, crescimento e desenvolvimento, melhorar o sistema de saúde, educação e a economia do país.

No seu tempo de antena na RNA, o Partido Humanista de Angola (PHA) apontou para  a valorização da vida e das condições sociais dos angolanos como mote da sua governação.

O PHA sublinhou que quer ser governo para humanizar Angola e define o humanismo como doutrina que coloca o homem no centro das prioridades da governação, negando a opressão, a subalternização, a exploração e a exclusão social.

Para além da movimentação dos partidos políticos, as comissões provincias eleitorais (CPE) aproveitaram, também, o primeiro dia da semana para a promoção de acções de formação de agentes eleitorais e membros das assembleias de voto.



Tags


Fotos em destaque

Prevenção de acidentes rodoviários vence prémio da feira tecnológica

Prevenção de acidentes rodoviários vence prémio da feira tecnológica

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 12h04

Mais de quatrocentos reclusos frequentam ano lectivo no Bentiaba (Namibe)

Mais de quatrocentos reclusos frequentam ano lectivo no Bentiaba (Namibe)

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 12h01

Angola sem registo de casos da varíola dos macacos

Angola sem registo de casos da varíola dos macacos

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h54

Divisão das Lundas fruto da estratégica de Agostinho Neto

Divisão das Lundas fruto da estratégica de Agostinho Neto

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h50

Merenda Escolar chega a mais de três mil crianças dos Gambos (Huila)

Merenda Escolar chega a mais de três mil crianças dos Gambos (Huila)

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h45

Nhakatolo Ngambo torna-se na 6ª rainha do povo Luvale

Nhakatolo Ngambo torna-se na 6ª rainha do povo Luvale

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h41

Parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana com mais de 10 mil elefantes

Parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana com mais de 10 mil elefantes

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h37

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h34


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+