Luena - A Comissão de Justiça e Paz da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) recomendou, este sábado, no Luena, transparência e justiça eleioral, durante a realização das eleições gerais de 24 de Agosto.
Esta recomendação foi feita no final da conferência regional sobre "os desafios da construção da nação angolana: passado, presente e futuro", que contou com delegados das províncias do Moxico, Lunda Norte, Lunda Sul, Cuando Cubango e Bié.
De acordo com as recomendações dos delegados que participaram à conferência realizada pela Comissão de Justiça e Paz da CEAST), é necessário que o processo eleitoral seja capaz de conferir maior credibilidade ao evento político e os seus resultados.
Por outro lado, os delegados recomendaram uma revisão do actual sistema económico do país, com vista a colocar no centro as preocupações e necesidades das comunidades, bem como que contemple uma distribuição justa das riquezas.
Desencorajaram, também, a “abusiva” extração de recursos naturais na região, principalmente da madeira, sem proporcionar retornos sociais à população.
Os delegados à conferência recomendaram às entidades religiosas do país a atuarem com maior sentido de justiça e preocupação com as pessoas mais vulneráveis.
A conferência regional sobre "os desafios da construção da nação angolana: passado, presente e futuro", reflectiu sobre a situação política e social do país com objectivo de construir uma visão comum para uma nova Angola.
Durante dois dias abordou-se "os caminhos para a paz sustentável" e "os desafios para o desenvolvimento sustentável numa Angola em vias de desenvolvimento" e "os desafios da cultura numa Angola em reconstrução".