Luena - A CASA-CE perspectiva, em caso de vitória nas eleições gerais de 24 de Agosto, estabilizar a economia do país, com apoio a banca nacional.
A intenção foi manifestada esta sexta-feira, no Luena, província do Moxico, pelo presidente dessa coligação, Manuel Fernandes.
Durante a apresentação do manifesto eleitoral e do projecto de programa de Governo para o quinquénio 2022-2027, num comício, no bairro Alto-Luena (arredores da cidade do Luena), prometeu patrocinar o empresariado nacional, que criará mais postos de trabalho, com salários justos.
Na ocasião, prometeu industrializar o país, sobretudo, à província do Moxico, potencial produtora de mel, produto precioso e muito consumido internacionalmente.
Garantiu também aproveitar todo o potencial do Moxico que possui terras aráveis, propícias para agricultura e exploração da madeira.
Entre outras promessas, o político propôs reduzir o Imposto de Rendimento de Trabalho (IRT), de 14 para seis por cento, valorizar o professor do ensino primário e implementar o ensino das línguas nacionais a partir da 5ª classe, a fim de valorizar a identidade cultural de Angola.
Durante a sua estadia de dois dias na província do Moxico, o candidato da CASA-CE a Presidente da República vai, também, presidir a um comício no município de Camanongue, situado a 52 quilómetros a norte da cidade do Luena.
Vai, igualmente, manter encontros com estudantes, autoridades tradicionais, religiosas e uma associação cívica da região.
Para as eleições gerais deste ano, estão habilitados para votar 14 milhões 399 mil eleitores, dos quais 22 mil e 560 residentes no estrangeiro. A votação no exterior terá lugar em 25 cidades de 12 países.
Concorrem ao pleito eleitoral de 2022 sete partidos políticos, designadamente MPLA, UNITA, PRS, FNLA, APN, PHA e P-NJANGO e a CASA-CE.
A CASA-CE é integrada pelo Partido de Aliança Livre de Maioria Angolana (PALMA), Partido de Apoio para Democracia e Desenvolvimento de Angola – Aliança Patriótica (PADDA-AP), Partido Pacífico Angolano (PPA), Partido Nacional de Salvação de Angola (PNSA) e Partido Democrático para o Progresso de Aliança Nacional Angolana (PDP-ANA).
Na sua primeira participação em eleições, em 2012, a CASA-CE conquistou oito assentos e, em 2017, elegeu 16 deputados. Ainda não elegeu deputados no círculo eleitoral do Moxico, dominado pelo MPLA (ganhou os quatro últimos pleitos).
A província do Moxico conta 599 assembleias e 938 mesas de voto para 416 mil eleitores registados.
Participam neste pleito eleitoral sete partidos e uma coligação, designadamente MPLA, UNITA, CASA-CE, PRS, FNLA, PHA, P-NJANGO e APN.