Camanongue - A CASA-CE propõe-se construir uma auto-estrada para interligar as províncias do Namibe/Zaire/Cabinda e acelerar o desenvolvimento de Angola.
O anúncio foi feito hoje pelo líder da CASA-CE, Manuel Fernandes, no município de Camanongue, província do Moxico, após uma actividade de caça ao voto, no quadro das eleições de 24 de Agosto.
Na ocasião, afirmou que caso vença as eleições de 24 de Agosto, vai construir, em 15 anos, auto-estradas para ligar as provinhas do Namibe/Zaire/Cabinda.
Prevê uma segunda auto-estrada entre Cuando Cubango/Moxico/Lunda Sul/Lunda Norte.
O candidato da CASA-CE comprometeu-se ainda em construir mais uma auto-estrada para interligar Benguela/Huambo/Bie/Moxico/ até a fronteira com a República Democrática do Congo (RDC).
Manuel Fernandes disse tratar-se de um projecto de longo prazo, a ser executado por via de uma parceria público-privada.
Manuel Fernandes afirmou que vai desenvolver uma diplomacia económica forte para mobilizar os recursos financeiros.
"A nossa diplomacia económica deve estar virada para o investimento", disse o político, tendo considerado ser um plano que vai melhorar e propiciar uma nova realidade, contexto e desenvolvimento integral do país.
Durante o acto, Manuel Fernandes transmitiu à população o que convencionou chamar Plano Nacional de Salvação de Angola, do qual constam as acções e programas para o período 2022-2027.
Depois do Moxico, o candidato da CASA-CE desloca-se às províncias de Namibe, Huíla, Huambo, Bié e Benguela, com o mesmo propósito.
Concorrem ao pleito eleitoral de 2022 sete partidos políticos, designadamente MPLA, UNITA, PRS, FNLA, APN, PHA e P-NJANGO e a coligação CASA-CE.
A CASA-CE é integrada pelo Partido de Aliança Livre de Maioria Angolana (PALMA), Partido de Apoio para Democracia e Desenvolvimento de Angola – Aliança Patriótica (PADDA-AP), Partido Pacífico Angolano (PPA), Partido Nacional de Salvação de Angola (PNSA) e Partido Democrático para o Progresso de Aliança Nacional Angolana (PDP-ANA).
Na sua primeira participação em eleições, em 2012, a CASA-CE conquistou oito assentos e, em 2017, elegeu 16 deputados. Ainda não elegeu deputados no círculo eleitoral do Moxico, dominado pelo MPLA (ganhou os quatro últimos pleitos).
A província do Moxico conta 599 assembleias e 938 mesas de voto para 416 mil eleitores registados.