Soyo - A FNLA e o PRS, no município do Soyo, província do Zaire, reprovaram esta quinta-feira o pronunciamento de alguns partidos concorrentes às eleições gerais que aconselham os eleitores a permanecer nas assembleias de voto depois de exercerem o seu direito.
O director-geral da campanha eleitoral da FNLA no Soyo, Afonso Tona, considerou que tal atitude incita à desordem e compromete o bom andamento do processo eleitoral em curso no país.
Durante um acto de massas na comuna de Mangue Grande (Soyo), o político aconselhou os candidatos concorrentes a retratarem a sua forma de se dirigirem aos eleitores, para consolidação da democracia em Angola.
“Depois de votar, devemos regressar às nossas casas, aguardando os resultados definitivos do pleito por parte da Comissão Nacional Eleitoral”, aconselhou.
Por sua vez, o responsável pela campanha eleitoral do PRS na província do Zaire, Mvovi Manuel, disse que apesar da ânsia pelo poder por parte dos candidatos, os partidos políticos devem respeitar a vontade do povo a ser expressa nas urnas, no próximo dia 24 deste mês.
Em declarações aos jornalistas, à margem da campanha de mobilização dos eleitores nos mercados informais do Soyo, o político instou os concorrentes a pautar por discursos conciliatórios, para o bem da jovem democracia em Angola.
“As eleições visam tão somente legitimar os futuros governantes do país, através do voto dos cidadãos. O PRS é pela paz e harmonia social”, frisou.
CASA-CE promete apoiar desporto
A CASA-CE, coligação de partidos concorrente as eleições gerais, promete, em caso de vitória, patrocinar os clubes desportivos da província do Zaire, com o dinheiro resultante da exploração e venda do petróleo.
A promessa foi feita quarta-feira, no Soyo, pelo candidato a deputado à Assembleia Nacional por esta formação Makuta Nkondo, num acto político de massas, enquadrado na campanha eleitoral em curso no país.
De acordo com o político, a CASA-CE pretende relançar o desporto nesta parcela do território nacional, devendo, para o efeito, ser rubricado um acordo com as empresas petrolíferas que operam na região para a materialização dessa intenção.
A construção de infra-estruturas desportivas em todos os municípios do Zaire é outro projecto que se propõe executar, segundo o político.
Para as eleições gerais de 2022, a província do Zaire tem 321 mil 781 eleitores inscritos, 259 assembleias e 566 mesas de voto.
Concorrem nessas eleições gerais sete partidos políticos (MPLA, UNITA, PRS, FNLA, APN, PHA e P-NJANGO) e uma coligação de partidos (CASA-CE).