Ondjiva- O secretário executivo da CASA-CE na província do Cunene, Xavier Hinasindiyele, incentivou esta quinta-feira, a adesão dos eleitores às assembleias de voto, no quadro das eleições gerais de 24 de Agosto.
Ao falar num acto político de massas na localidade de Oshiala, município do Cuanhama, apelou os cidadãos a evitarem o absentismo no dia da votação.
Incentivou os jovens, que completaram 18 anos e estão registados, a votar, e recordou que cada militante da coligação deve ser um agente activo e dinâmico na mobilização para o voto.
Durante o acto, apresentou os 21 princípios ligados aos desafios da coligação, bases da sua política de governação e de reconquista da cidadania, em caso de vitória eleitoral.
Disse que, em caso de vitória, a CASA-CE pretende devolver a dignidade às autoridades tradicionais, melhorar o sistema nacional de ensino e da saúde, governação transparente, combate à corrupção.
A CASA-CE está a capacitar 216 delegados de lista do município de Namacunde, em matérias sobre fiscalização, Lei Orgânica das Eeições Gerais e a postura do delegado de lista, durante e depois do período da votação.
Nas eleições de 2017, a CASA-CE obteve, na província do Cunene, seis mil 617 votos, correspondente a 3,7 por cento do total.
Criada a três de Abril de 2012, concorre pela terceira vez num pleito em Angola, e na sua primeira participação, em 2012, obteve oito deputados e, em 2017, conseguiu 16 assentos.
Para as eleições gerais deste ano, estão habilitados a votar 14 milhões 399 mil eleitores, dos quais 22 mil e 560 residentes no estrangeiro.
A votação no exterior, a primeira na história de Angola, terá lugar em 25 cidades de 12 países.
Concorrem ao pleito eleitoral os partidos MPLA, UNITA, PRS, FNLA, APN, PHA e P-NJANGO e a coligação CASA-CE.