Luanda - A UNITA perspectiva assegurar aos angolanos, nos próximos cinco anos, "uma justiça mais simples, acessível e transparente na resolução de conflitos em matéria de direito", afirmou, esta terça-feira, a candidata a deputado Mihaela Webba.
Segundo a mesma, que falava no tempo de antena do partido na Televisão Pública de Angola (TPA), esta é uma das prioridades do programa de governação daquela força política para o quinquénio 2022-2027.
Conforme a candidata, a UNITA prevê, caso vença as eleições gerais de 24 de Agosto, reformar a justiça, com vista a dignificar e valorizar mais a carreira judicial.
Esta formação política aponta como desafios a melhoria dos métodos extra-judiciais de resolução de conflitos e a necessidade de se compatibilizar as condições de trabalho e a remuneração no sector, conforme as funções.
A candidata pela lista da UNITA disse ainda que o partido perspectiva aperfeiçoar o modelo de atendimento nas conservatórias de registo civil, automóvel e predial, com vista a desburocratização do processo.
A UNITA é um dos oito concorrentes às eleições de 24 de Agosto, a par do MPLA, PRS, FNLA, PRS, APN,PHA, P-NJANGO (estes dois últimos pela primeira vez) e a coligação CASA-CE.
Estão registados no país 14 milhões e 399 mil eleitores.