Luanda – As formações políticas concorrentes às eleições gerais de 24 de Agosto centraram, neste 16º dia da campanha, as atenções em actos políticos de massas e acções de “caça” ao voto.
PHA
Na Lunda Sul, a candidata a presidência da República de Angola, Florbela Malaquias, do Partido Humanista de Angola (PHA), reiterou que vai priorizar o acesso gratuito à educação e à saúde.
Por outro lado, militantes do partido humanista interagiram com o eleitorado da cidade do Sumbe, Cuanza Sul, e Caxito, província do Bengo, distribuindo material de propaganda.
P-NJANGO
O Presidente do Partido Nacionalista para a Justiça em Angola (P-NJANGO), Eduardo Chingunji, prometeu dar maior dinamismo ao Projecto Transfronteiriço de Conservação do Okavango/Zambeze (ATFC/KAZA), que integra Angola, Zâmbia, Zimbabwe, Namíbia e Botswana.
O projecto visa, sobretudo, a conservação do ambiente, fauna e recursos naturais e o desenvolvimento do turismo da região partilhada pelos cinco Estados membros da África Austral.
UNITA
O cabeça-de-lista da UNITA , Adalberto Costa Júnior, reiterou, no município do Cuango, província da Lunda Norte, a alteração da Constituição da República de Angola e implementação das autarquias locais, se vencer as eleições gerais de 24 deste mês.
FNLA
O partido FNLA realizou um acto político de massas no Huambo, no qual o primeiro secretário deste formação política, José Ukuassapi, apontou, em caso de vitória nas eleições gerais de 24 deste mês, a construção de indústrias de fertilizantes em todas as províncias do país.
APN
O partido Aliança Patriótica Nacional (APN) defendeu, no seu tempo de antena radiofónico, uma maior valorização dos antigos combatentes e veteranos de guerra, assim como das viúvas e dos órfãos dessa franja da sociedade.
CASA-CE
A Convergência Ampla de Salvação de Angola - Coligação Eleitoral (CASA-CE) promete trabalhar para o desenvolvimento económico da região sul do país, nos próximos cinco anos.
A intenção foi manifestada, no Lubango (Huíla), pelo líder da coligação e candidato a Presidente da República, Manuel Fernandes, que apontou os sectores agrícola e turístico como áreas que podem reforçar o Orçamento Geral do Estado (OGE).
PRS
O líder do Partido de Renovação Social (PRS), Benedito Daniel, nas eleições de 24 deste mês, prometeu na Lunda Norte colocar o sector do turismo no topo das estratégias de diversificação da economia nacional, criando políticas de atracção de investimentos nacionais e estrangeiros, sem burocracias.
MPLA
O candidato do MPLA a Presidente da República, João Lourenço, vai falar, em Malanje, dos programas e projectos implementados de 2017 a 2022, no quadro das eleições gerais de 24 deste mês.
Já no Huambo, a comunidade académica inteirou-se do manifesto eleitoral e programa de governação do MPLA, para o período 2022-2027, durante um encontro que serviu também para apresentação da candidata a Vice-Presidente da República, Esperança Maria da Costa.
CNE
O presidente do Conselho Nacional Eleitoral, Manuel Pereira da Silva, exortou esta terça-feira os eleitores a cumprir o estipulado na Lei, evitando a permanência nas assembleias de voto após o exercício do direito de cidadania, no dia 24 deste mês.