Ondjiva – A votação para as eleições gerais desta quarta-feira, na província do Cunene, terminou num ambiente calmo.
Para as quintas eleições gerais, Cunene contou com 644 assembleias e 925 mesas de votos, e participaram 430 mil 899 eleitores.
A informação foi prestada à ANGOP pelo porta-voz da Comissão Provincial Eleitoral (CPE) no Cunene, Pedro Tongeni, realçando que as assembleias de voto tiveram maior afluência de eleitores no período da manhã.
Ao falar no balanço do processo, disse que foi satisfatório tendo em conta a forma ordeira e disciplinada dos eleitores nos seis municípios.
Cidade de Ondjiva ganha movimento
Depois de algumas horas, com um movimento tímido, devido ao dia de votação, as principais artérias cidade de Ondjiva começaram a ganhar, ao princípio da noite, outra dinâmica no que diz respeito à circulação de pessoas e viaturas.
Em todo o país, 14 milhões 399 mil eleitores foram ao voto esta quarta-feira, destes 22 mil 560 residem no estrangeiro e votam, pela primeira vez, nestas quintas eleições da história de Angola, depois das de 1992, 2008, 2012 e 2017.
Ao pleito de hoje concorrem os partidos MPLA, UNITA, PRS, FNLA, APN, PHA e P-NJANGO (estes dois últimos pela primeira vez), bem como a coligação de partidos CASA-CE.