Luanda - O arcebispo de Luanda, Dom Filomeno Vieira Dias, afirmou, este domingo, na Muxima, que o país “reclama” a responsabilidade cívica dos angolanos, por ser um momento desafiador para Angola.
Falando na homília de encerramento da peregrinação à Muxima, que decorreu de 4 a 7 deste mês, apelou aos angolanos para agirem com responsabilidade, neste momento, para se evitarem tensões e conflitos.
Dom Filomeno Vieira Dias exortou os crentes a orar pelo país e pelos seus governantes, líderes, instituições e processos políticos e sociais em andamento.
O religioso ressaltou que os crentes têm a oportunidade de dar um exemplo de cultura e amizade cívica, afirmando que o testemunho de cada um pode ser fonte de paz, de fraternidade, de união, de diálogo, de respeito e de convivência pacífica.
Na sua opinião, é necessário que se respeite os direitos de cada cidadão, buscando sempre a paz, justiça, concórdia, o verdadeiro progresso e moralidade em toda a vida pública.
Aos jovens, Dom Filomeno Vieira Dias, fez votos de que se preparem bem, incutindo novas forças de honestidade, competência e generosidade nas relações sociais.
A peregrinação à Muxima contou com cerca de um milhão e 300 peregrinos vindos das diversas dioceses do país, e do estrangeiro.