Cuito - O primeiro secretário da Aliança Patriótica Nacional (APN) no Bié, Ernesto Calungo, destacou hoje, quinta-feira, na cidade do Cuito, o comportamento positivo e a maturidade dos cidadãos, nesta fase da campanha eleitoral.
Em declarações à ANGOP, Ernesto Calungo enalteceu a postura cívica dos militantes e responsáveis dos diversos partidos políticos, que resulta em, até ao momento, não se ter registado qualquer acto de intolerância política para manchar o processo na província.
Referiu que a conduta de não vandalismo e outros aspectos negativos deve ser seguida por toda a população, de modo que o Bié seja um exemplo para o país.
A APN tem realizado a sua campanha eleitoral, com base na mobilização porta-a-porta, para apresentação do seu programa de governação.
Em 2017, a APN não elegeu nenhum deputado, no círculo provincial do Bié, tendo conseguido dois mil 359 votos (0,61%). O MPLA elegeu três e a UNITA dois.
As eleições deste ano, que, pela primeira vez, contam com a participação dos angolanos na diáspora, são as quintas na história de Angola, depois das de 1992, 2008, 2012 e 2017.
A província do Bié tem um registo de 783 mil 684 eleitores, que vão exercer o seu direito de voto em 861 assembleias.
Para o sufrágio de 24 do corrente mês, estão registados 14 milhões 399 eleitores, dos quais 22 mil 560 no estrangeiro.
Concorrem ao pleito sete partidos políticos, designadamente MPLA, UNITA, PRS, FNLA, APN, P-NJANGO, PHA, APN e uma coligação, a CASA-CE.