Cunhinga - Duas agentes eleitorais morreram, esta terça-feira, em consequência do capotamento de uma viatura que prestava serviço à Comissão Municipal Eleitoral do Cunhinga, província do Bié.
O sinistro, que causou também dois feridos, ocorreu no troço entre a sede municipal e a comuna do Belo Horizonte. As causas do acidente ainda estão por determinar.
No carro seguiam seis pessoas, tendo o motorista e um agente da polícia Nacional saído ilesos. Os feridos encontram-se a receber cuidados médicos no Hospital Dr. Walter Strangway, no Cuito.
O responsável do banco de urgência de cirurgia do hospital, Fernando Acácio, disse à ANGOP que o estado clínico dos pacientes é estável, apesar de terem sofrido algumas contusões nas regiões cervical e lombal, sem qualquer fractura.
Por seu lado, a presidente da Comissão Municipal Eleitoral do Cunhinga, Maurícia Antónia, explicou que os agentes seguiam para a comuna do Belo Horizonte em busca do material eleitoral destinado às assembleias de voto instaladas naquela localidade.
O município do Cunhinga conta com 84 assembleias e 96 mesas de voto.
Já no domingo passado, um helicóptero da Força Aérea Nacional (FAN), com material da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), despenhou-se na comuna do Lóvua, município do Alto Zambeze, província do Moxico, sem causar vítimas mortais.
O aparelho e o material eleitoral que transporatava ficaram totalmente destruidos. O equipamento destinava à comuna do Lóvua, a 79 quilómetros do Cazombo, capital do município do Alto Zambeze,
Na província do Bié, estão credenciados 17 mil e 29 delegados de lista das forças políticas concorrentes às eleições gerais de quarta-feira da próxima semana, para fiscalizar as mil e 492 mesas e 861 assembleias de voto, sendo 11 mil 936 efectivos e cinco mil 936 suplentes.
As eleições deste ano, que terão pela primeira vez a participação dos angolanos no exterior, são as quintas da história de Angola, depois das de 1992, 2008, 2012 e 2017.
A província do Bié tem 783 mil 684 eleitores.
No geral, para o sufrágio deste ano, estão registados 14 milhões 399 eleitores, dos quais 22.560 no estrangeiro.
Concorrem ao pleito eleitoral os partidos MPLA, UNITA, PRS, FNLA, APN, P-NJANGO e PHA, bem como a coligação CASA-CE.