Huambo – Uma conferência para análise das propostas dos programas de governação do MPLA, UNITA, PRS e CASA-CE, para o período 2022-2027, foi realizada esta quinta-feira, no Huambo, pela Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA).
O evento, com uma plateia constituída pelas organizações da sociedade civil, serviu para discutir e esclarecer as perspectivas e desafios das forças políticas concorrentes às eleições gerais da próxima quarta-feira, 24, principalmente nos sectores da educação, saúde e agricultura.
Durante a conferência, membros dos partidos políticos MPLA, UNITA e, PRS, bem como da coligação CASA-CE, apresentaram as visões e linhas de força que pretendem implementar, caso ganhem as eleições gerais.
Na ocasião, a directora da ADRA no Huambo, Cidália Gomes, disse que a conferência serviu para promover um debate, em torno dos programas de governação de algumas forças políticas concorrentes às eleições gerais, nos sectores da educação, saúde e agricultura, para que os cidadãos sejam esclarecidos sobre o que pretendem para o país, em caso de vitória eleitoral.
Informou que o evento decorreu, no âmbito do projecto “Esumbilo”, termo em língua nacional Umbundo, que traduzido para portugues significa respeito e cidadania , financiado pela União Europeia.
Disse que actividade do género deve acontecer, antes das eleições com os partidos políticos FNLA, PHA, P-NJANGO e APN, igualmente, concorrentes ao pleito, no âmbito da elevação do nível de informação dos cidadãos.
Cidália Gomes disse que a ADRA vai continuar a sensibilizar os cidadãos para afluírem às mesas de voto com civismo e tolerância.
Huambo tem registados um milhão, 103 mil 685 eleitores e criadas mil e 15 assembleias e mil 973 mesas de voto.
Em todo o país foram registados 14 milhões 399 mil eleitores, dos quais 22 mil 560 na diáspora, distribuídos por 12 países.
A ADRA é uma das organizações convidadas pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE) para observar as eleições gerais, nas províncias de Benguela, Cunene, Huambo, Huíla, Luanda e Malanje.