Dundo – A Comissão Provincial Eleitoral da Lunda Norte (CPE) aconselhou, esta quarta-feira, a população no sentido de aguardar os resultados com serenidade e sentido de responsabilidade.
Na Lunda Norte estiveram disponíveis 704 assembleias de voto, com 1.169 mesas, asseguradas por 4.676 membros.
As assembleias foram fiscalizadas por 11.227 delegados de lista dos partidos políticos concorrentes.
O presidente da CPE, Domingos Mutaleno, disse, em declarações à imprensa, que houve uma adesão massiva por parte dos eleitores nos dez municípios.
O responsável afirmou que a celeridade do processo permitiu que muitas assembleias de voto encerrassem antes das 16h00, horário definido para o término da votação.
Por seu turno, o comandante da Polícia Nacional, Alfredo Quintino “Nilo”, assegurou não se ter registado nenhum caso anormal que possa colocar em causa o processo.
Reiterou que os angolanos na Lunda Norte tiveram uma postura exemplar “e digna de realce”.
Nas eleições de 2017, apenas os partidos MPLA, com quatro, a UNITA, com um, elegeram deputados no círculo provincial da Lunda Norte.
Oito formações políticas (MPLA, UNITA, FNLA, PRS, CASA-CE, PHA, P-NJANGO e APN) disputam os votos de 14 milhões 399 mil eleitores, destes 22 mil 560 residem no estrangeiro e votaram, pela primeira vez, nestas quintas eleições da história de Angola, depois das de 1992, 2008, 2012 e 2017.