Luanda - A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) realizou, nesta quarta-feira, o sorteio que define a ordem do tempo de antena na televisão, a ser usado pelos partidos políticos e coligação de partidos, durante a campanha para as eleições gerais de 24 de Agosto.
Na Televisão Pública de Angola (TPA), o sorteio ditou o PHA na primeira posição, seguido da CASA-CE, PRS, FNLA, UNITA, APN, P-NJANGO e MPLA.
Cada formação política terá direito a cinco minutos de tempo de antena, a partir das 18 horas.
No domínio da rádio, o sorteio colocou o PRS em primeiro lugar, seguido da CASA-CE, MPLA, UNITA, PHA, P-NJANGO, APN e FNLA.
O espaço de antena neste órgão terá início às 15 horas, devendo cada formação política ter direito a 10 minutos de antena.
De acordo com a lei, a campanha eleitoral inicia 30 dias antes da votação. Assim sendo, a mesma deverá iniciar no dia 22 de Julho e terminar a 22 de Agosto. O 23 de Agosto é reservado para reflexão dos eleitores.
O sorteio para a definição do uso do tempo de antena na rádio e televisão e do posicionamento no boletim de voto aconteceu nas instalações da CNE, sob orientação do seu Presidente, Manuel Pereira da Silva.
Participaram do sorteio, para além dos mandatários de lista dos partidos políticos e da coligação de partidos, individualidades convidadas.
As eleições deste ano, que terão pela primeira vez a participação de angolanos na diáspora, são as quintas da história de Angola, depois das de 1992, 2008, 2012 e 2017.
Do total de mais de 14 milhões de eleitores esperados nas urnas, 22 mil e 560 são da diáspora, distribuídos por 25 cidades de 12 países de África, Europa e América.