Dundo – Apelos à tolerância, preservação da paz, estabilidade política e ao civismo e respeito pela diferença marcaram, esta terça-feira, na província da Lunda Norte, o 16º dia da campanha para as eleições gerais de 24 deste mês.
Os partidos políticos MPLA, UNITA e FNLA elegeram os municípios de Lucapa, Cuango e Chitato (maiores praças eleitorais da província) como palco para sensibilizar os eleitores a participarem ordeiramente no pleito eleitoral, evitando actos que coloquem em causa o processo.
O primeiro secretário do MPLA na Lunda Norte e candidato a deputado, Ernesto Muangala, esteve na comuna de Capaia, município de Lucapa, onde apresentou o programa de governação do seu partido e pediu aos militantes para evitar possíveis provocações que excitem à intolerância.
Disse que os angolanos devem, nestas eleições, dar um exemplo de cidadania, tolerância, patriotismo e civismo, como aconteceu no pleito de 2017.
Por sua vez, o secretário provincial da UNITA, Domingos Oliveira, pediu aos angolanos residentes no município do Cuango para votar pela paz e estabilidade política, escolhendo propostas de programas que garantam desenvolvimento sustentável e harmonioso do país.
“As eleições não devem ser encaradas como competições que opõem inimigos, mas como um momento de reflexão sobre que futuro queremos para o nosso país, porque, no final do dia, somos filhos da mesma pátria”, frisou.
O secretário provincial da FNLA, Carlos Mulamba, também pediu aos eleitores do município de Chitato para não trocarem a paz, a unidade nacional e a reconciliação entre os angolanos pelos interesses dos partidos políticos.
Afirmou que as eleições representam apenas uma fase de aprofundamento das democracias e ocasião soberana para a alternância do poder.
A província da Lunda Norte tem mais de 200 mil eleitores, 704 assembleias, mil 169 mesas de voto, que serão asseguradas por quatro mil e 676 membros.
Em todo país, são esperados 14 milhões 399 mil eleitores, dos quais 22.560 no estrangeiro, sendo a primeira vez que há voto no exterior do país.
Concorrem às eleições gerais do dia 24 deste mês os partidos MPLA, UNITA, PRS, FNLA, PHA, APN, P-NJANGO e a coligação partidária CASA-CE.