Menongue – Um total de 32 observadores nacionais vão acompanhar, esta quarta-feira, nos nove municípios que compõem a província do Cuando Cuabango, a votação nas quintas eleições gerais na região.
Nesta altura, a província do Cuando Cubango não recebeu nenhum observador internacional, a poucas horas do dia de voto (24).
Os agentes eleitorais de Menongue, capital da província, afinam os últimos detalhes para que tudo corra de acordo com os objectivos traçados, para a presença massiva nas assembleias de voto, às primeiras horas do dia 24 de Agosto.
Numa ronda efectuada, esta terça-feira, pela equipa da ANGOP, nos principais pontos de concentração da cidade de Menongue, foi notório um considerável número de agentes preparados para participar nas eleições, numa altura em que o ambiente para o dia de reflexão, se afigura calmo nas principais artérias da urbe.
Enquanto a maior parte dos agentes eleitorais, que são os cidadãos maiores de 18 anos de idade observam o momento de reflexão, outros na condição de votantes e membros das assembleias de voto juntam-se à sede da Comissão Municipal Eleitoral, para serem levados às comunas e aldeias onde vão exercer o seu trabalho.
Neste grupo de cidadãos, que além de ser votantes, esperam o momento para trabalhar, estão os agentes de educação cívica e eleitoral, bem como delegados de listas dos partidos políticos e da coligação concorrente.
Estes afluíram, em massa, às sedes dos respectivos partidos e coligação, de onde partirão para os diferentes pontos com o fim de exercer fiscalização das assembleias de voto.
O processo de recolha de todo o material de propaganda dos partidos políticos em Menongue também já está na sua recta final.
A Lei Orgânica sobre as Eleições Gerais estabelece que os partidos políticos e coligações de partidos devem recolher os cartazes afixados para propaganda eleitoral, durante o período da campanha até um dia antes da realização das eleições.
O Cuando Cubango conta com 412 assembleias de voto, 662 mesas e 292 mil 520 eleitores. Nas eleições gerais de 2017, a região contou com 116 mil 21 eleitores.
Participam do pleito de 24 de Agosto os partidos MPLA, UNITA, PRS, FNLA, PHA, APN, P-NJANGO e a coligação CASA-CE.