Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Eleições2022: MPLA transmite acções de governação à rainha do Dirico

     Política              
  • Cuando Cubango • Sábado, 13 Agosto de 2022 | 21h29
MPLA transmite programa de governação a Rainha Evaline Mutango III
MPLA transmite programa de governação a Rainha Evaline Mutango III
Júlio Vilinga

 Dirico - O primeiro secretário do MPLA no Cuando Cubango, José Martins, transmitiu, este sábado, à rainha Evaline Muntago III (dos Sambos), as propostas do seu partido para o quinquénio 2022-2027, destinadas ao desenvolvimento daquela região.

Na sequência da sua digressão pelo interior da província, no âmbito da campanha eleitoral, o político informou que consta do programa de governação do MPLA a construção de uma escola do ensino médio, um hospital com 30 camas e a execução do programa Kwenda, que já beneficiou os municípios de Menongue, Cuchi e Cuito Cuanavale.

A reabilitação da malha rodoviária que liga Menongue aos restantes municípios do Cuando Cubango, de âmbito central, o fornecimento de energia fotovoltaica, a melhoria do salário, entre outros serviços básicos, constam igualmente do programa, de acordo com o político.

Informou ainda a soberana do reino dos Sambos, município do Dirico, a construção da Universidade de Menongue, de âmbito central, já anunciada pelo candidato do MPLA a Presidente da República, para permitir a formação académica dos jovens.

José Martins disse à rainha Evaline Mutango III que o líder do MPLA está arduamente engajado em melhorar as condições sociais das populações, daí ter orientação a distribuição de sementes diversas e tractores com as suas alfaias para o fomento da agricultura, aproveitando as potencialidades existentes, como terras aráveis e recursos hídricos.

A rainha Evaline Mutango III considerou  oportuna a visita do primeiro secretário do MPLA no Cuando Cubango ao município do Dirico e solicitou os subsídios das autoridades tradicionais, conforme dita a lei para esta classe, bem como a assistência aos órgãos e viúvas de ex-militares, para  minimizar algumas carências sociais que enfrentam.

Depois da campanha eleitoral nos municípios de Mavinga, Rivungo e Dirico, José Martins trabalhou, também hoje, no município do Calai, onde exortou os partidos políticos concorrentes às eleições gerais de 24 de Agosto a uma actuação ordeira e pacífica, para a consolidação do ambiente democrático.

Durante um acto de massas, disse que as eleições devem cingir-se, a par da disputa política para a sua conquista, num ambiente urbano para o seu êxito.

O político lembrou que o pleito eleitoral deve ser vivido num ambiente pacífico sem perturbação, em prol da ordem e tranquilidade pública, daí a prevenção contra actos de vandalismo de material de propaganda política espalhado nas principais ruas das circunscrições administrativas.

A  província do Cuando Cubango conta com 412 assembleias de voto, 662 mesas e 292 mil e 520 eleitores.

Nas eleições gerais de 2017 teve uma participação de 116 mil 21 eleitores.

Cunene

O combate à seca e fome será o foco do MPLA no município do Curoca, província do Cunene, no próximo mandato (2022-2027), se vencer as eleições, afirmou, este sábado, em Oncocua, a primeira secretária provincial do partido.

Gerdina Didalelwa, disse, durante um acto político de massas, decorrido naquela comuna, no quadro da campanha eleitoral, que o seu partido pretende mitigar a fome no Curoca, por via da implementação de diversos projectos.

"Curoca é o mais afectado pela seca e fome nos últimos anos, devido à  falta de chuva regular, o que  limita a prática da agricultura, provocando grande escassez de alimentos nas comunidades", reconheceu.

Dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), de 2019, indicam que o Curoca era até então o município mais pobre de Angola, com indicadores de fome muito acentuados, além do difícil acesso pelo único caminho acidentado e pedregoso. 

Na altura, esta localidade apresentava uma incidência de pobreza de 98 por cento. A mesma dista a 200 quilómetros de Ondjiva e a sua sede municipal (Oncócua) a 350 km.

O município ocupa uma área de sete mil 998 quilómetros quadrados e conta com 41 mil 087 habitantes.  

Em Julho deste ano, o Executivo angolano lançou as obras da Barragem da Cova do Leão, que vai levar água à para a população local, para estimular a agricultura e a criação do gado.

Programas nos domínios da saúde, educação e energia, entre outros, também estão em carteira, segundo a primeira secretária do MPLA, que reiterou o apelo à população no sentido de afluir às assembleias de voto e votarem no seu partido e candidato, nas eleições do dia 24 deste mês.

O cunene tem inscritos 430 mil 899 eleitores, que vão votar em 644 assembleias e 925 mesas, segundo dados da Comissão Provincial Eleitoral (CPE).

Concorrem ao pleito eleitoral os partidos políticos MPLA, UNITA PRS, FNLA, PRS, APN, PHA, P-NJANGO (estes dois últimos pela primeira vez) e a coligação CASA-CE.

As oito formações políticas disputam os votos de 14 milhões 399 mil eleitores, dos quais 22 mil 560 residentes no estrangeiro e que votam pela primeira vez nas quintas eleições na história de Angola, depois das de 1992, 2008, 2012 e 2017.

 

 

 





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+