Saurimo – Os eleitores que exerceram o seu direito de voto esta quarta-feira, na província da Lunda Sul, aguardam expectantes os resultados preliminares nas suas residências, num clima de ansiedade e serenidade.
Após o processo de votação, as ruas da cidade de Saurimo, capital da província da Lunda Sul, registam pouca movimentação de viaturas e transeuntes.
João Agostinho, que votou pela primeira vez, destacou o ambiente calmo e sereno de todo o processo e afirmou que, por ser a primeira vez, tem a oportunidade de escolher com responsabilidade o partido e o cabeça-de-lista que durante o período da campanha eleitoral demonstrou programas viáveis, que visam desenvolver o país.
Maria Madalena votou pela segunda vez e aguarda em casa os resultados, cujo objectivo é de ver o país caminhar firme, rumo ao desenvolvimento.
Sublinhou que os concorrentes derrotados devem aceitar os resultados e unidos darem o seu contributo, nos mais variados projectos de reconstrução da província da Lunda Sul e do país.
O secretário provincial do PRS na Lunda Sul, Eugénio Sacupumbo, elogiou a maturidade demonstrada pelos votantes, desde as primeiras horas da manhã, solicitando o mesmo comportamento até a divulgação dos resultados finais.
O governador da Lunda Sul, Daniel Neto, destacou a maneira ordeira como o processo eleitoral decorreu e a postura dos eleitores que obedeceram as orientações das autoridades e dos partidos políticos.
A Lunda Sul teve 276 mil 895 eleitores registados, com 280 assembleias do voto, 568 mesas e mais de cinco mil delegados de lista.
Nestas quintas eleições gerais participam os partidos MPLA, UNITA, FNLA, PRS, PH, P-NJANGO e APN e a coligação CASA-CE.