Dondo - O processo de votação no município de Cambambe, província do Cuanza Norte, está a ser marcado pela presença massiva dos eleitores às assembleias de voto, essencialmente, na cidade do Dondo (sede do municipal).
O Administrador municipal, Adão António Malungo, foi o primeiro a exercer o seu direito de voto, na mesa número um, da assembleia 4228, que acolheu abertura oficial do processo de votação ao nível da circunscrição.
Na ocasião, o gestor público considerou que este dia 24 de Agosto de 2022 simboliza um marco da história, porque com a realização das quintas eleições gerais, o país entra para um novo ciclo governativo.
Para Adão Malungo, é um momento de muita expectativa para os angolanos, que esperam pela realização de seus ânseios, razão pela qual, este momento representa a etapa de avaliação do desempenho anterior e de escolha dos futuros governantes.
O juiz de direito do tribunal de Cambambe, Job Paulo Kiatunda, após ter exercido o seu direito de voto, disse que o país dá um passo muito importante, para os angolanos e o mundo, porque a eleição é a única forma da população escolher livremente os seus dirigentes.
Ao longo dos quatro pleitos anteriores, continuou, o sistema político- administrativo teve um novo enquadramento, desde a maneira de pensar, de agir e de realização, facto que alimenta a normalização do funcionamento das instituições, para o bem da sociedade.
O jovem Adilson Salomão Ferreira, que votou pela primeira vez, espera do novo governo maior atenção para com a juventude, relativamente ao aumento da oferta de emprego, salário condigno, melhoria no abastecimento de energia e água potável.
Aos 20 anos de idade, disse esperar que a escolha feita no boletim de voto se reflicta num contributo para o bom desempenho dos governantes que atenda de facto os anseios da população.
Entretanto, o ancião Maurício Domingos, de 80 anos de idade, expressou o seu sentimento de gratidão, po, mais uma vez exercer o direito de voto, salientando ter vivido todos os sistemas políticos do país, desde o processo de colonização, o monopartidarismo e agora em democracia.
Sessenta e sete assembleia, constituídas por 112 mesas, asseguradas por 448 membros, cobrem as eleições no município de Cambambe.