Dundo - O presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), Dom José Manuel Imbamba, ressaltou esta quinta-feira o ambiente de paz, tolerância e de estabilidade durante a campanha eleitoral em curso no país, com vista as eleições gerais de 24 deste mês.
Em declarações à imprensa, a propósito das eleições, o prelado católico sublinhou que “os angolanos estão a demonstrar nesta campanha maturidade política e democrática, preservando a paz e a unidade, apesar das diferenças ideológicas”.
“Nesta campanha, estamos a assistir um momento alto da nossa cidadania, da fraternidade, onde devemos ressaltar, sobretudo, o ambiente de paz, harmonia, da fraternidade e de tolerância no seio dos cidadãos”.
Dom Imbamba apelou aos líderes dos partidos políticos no sentido de moderarem os seus discursos, sobretudo nestes últimos dias da campanha, evitando ataques pessoais e a promoção da intolerância.
“Os discursos que vão sendo feitos, em alguns casos ultrapassam o realismo, o bom senso. É preciso sermos realistas, objectivos e conhecer bem o meio em que vivemos e as pessoas em que prometemos, as circunstâncias em que estas pessoas vivem e os impedimentos que fazem com que o desenvolvimento seja cada vez mais retardado”, frisou.
Para o pleito deste ano estão registados 14 milhões e 399 mil eleitores, dos quais 22 mil 560 na diáspora.
Concorrem às quintas eleições gerais sete partidos políticos, designadamente MPLA, UNITA, PRS, FNLA, APN, P-NJANGO e PHA, bem como a coligação CASA-CE.