Menongue - O presidente regional da União das Igrejas Evangélicas de Angola (UIEA) no Cuando Cubango, pastor Augusto Job, apelou hoje, terça-feira, a promoção do exercício de cidadania nas eleições gerais de 24 de Agosto próximo.
Abordado pela ANGOP, o pastor Augusto Job, disse ser importante que todos os cidadãos eleitores se façam presentes nas assembleias de voto, com vista a escolha do futuro Presidente da República, do Vice-presidente e dos deputados à Assembleia Nacional.
Segundo o religioso, a União das Igrejas Evangélicas de Angola desde sempre trabalhou na sensibilização dos fiéis para irem às urnas muito antes das eleições gerais serem convocadas pelo Presidente da República, João Lourenço, com apelos para a necessidade da actualização dos dados eleitorais.
O presidente regional da UIEA no Cuando Cubango disse ser necessário que todos os angolanos que actualizaram os seus dados eleitorais participem, de forma livre e consciência no pleito eleitoral, para que decorra dentro de um espírito pacífico e democrático.
Sublinhou que as igrejas, no seu todo, clamam permanentemente para que o pleito eleitoral decorra num clima de paz e harmonia, na perspectiva da escolha dos futuros dirigentes do país, visando a promoção do desenvolvimento socioeconómico e a promoção do bem-estar da população.
Por isso, apelou os partidários para que exerçam a sua actividade política dentro do espírito de responsabilidade, harmonia social e ambiente de paz.
Os angolanos irão às urnas no próximo dia 24 de Agosto, pela quinta vez, para elegerem o Presidente da República, o Vice-presidente e os deputados à Assembleia Nacional. As quatro primeiras aconteceram em 1992, 2008, 2012 e 2017.
Para o próximo pleito, apresentaram candidaturas sete partidos e uma coligação de partidos políticos, nomeadamente o MPLA, UNITA, PRS, CASA-CE, FNLA, PHA, APN e P-NJANGO.
São esperados nas urnas mais de 14,399 milhões de eleitores, dos quais 22.560 no estrangeiro que vai acontecer pela primeira vez na história eleitoral em Angola.