Dundo - O presidente da Comissão Provincial Eleitoral na Lunda Norte, Domingos Mutaleno, afirmou nesta segunda-feira, no Dundo, que estão criadas condições humanos e materiais para o processo de votação na referida circunscrição, na próxima quarta-feira (24).
Em declarações à imprensa, a propósito das condições criadas para o pleito, anunciou que as assembleias de voto para as zonas de difícil acesso começaram a ser montadas hoje.
Para os locais de fácil acesso, as assembleias de voto começam a ser montadas a partir de terça-feira (23).
No total, estão previstas 704 assembleias de voto na província da Lunda Norte, com 1.169 mesas, a serem asseguradas por 4.676 membros e fiscalizadas por 11.227 delegados de lista dos partidos políticos concorrentes.
Disse que até ao momento “não há situações anormais que possam colocar em causa o processo”, apelando aos cidadãos eleitores no sentido de evitarem o absentismo e a confiarem no trabalho a ser desenvolvido pelos agentes eleitorais.
Polícia Nacional garante segurança
Por seu lado, o comandante provincial da Polícia Nacional na Lunda Norte, Alfredo Quintino “Nilo”, garantiu que as forças estão em prontidão para manter ordem e tranquilidade aos eleitores no dia 24 do corrente.
Disse que todas as assembleias de voto estarão asseguradas para evitar qualquer tentativa de sabotagem ou perturbação da ordem.
Segundo o oficial, os órgãos afectos ao Ministério do Interior (Polícia de Intervenção Rápida, unidade de reacção, bombeiros, Policia de ordem pública), farão a sua actuação de acordo com o comportamento dos cidadãos.
Apelou aos eleitores e não só a respeitarem o trabalho dos agentes dos órgãos de defesa e segurança, cumprindo as normas vigentes, evitando, sobretudo, a permanência nas assembleias de voto depois de exercer este direito.
Este será o quinto sufrágio na história do país, para o qual estão registados 14 milhões 399 mil eleitores, dos quais 22 mil 560 na diáspora.
A província da Lunda Norte tem mais de 200 mil eleitores registados.
Concorrem ao pleito eleitoral os partidos políticos MPLA, UNITA, PRS, FNLA, APN, PHA e P-NJANGO (estes dois últimos pela primeira vez), bem como a coligação de partidos CASA-CE.