Cacuaco - O Conselho Nacional da Juventude (CNJ) lançou, segunda-feira, no município de Cacuaco, uma campanha de sensibilização sobre a importância do voto, no âmbito das Eleições Gerais de 24 de Agosto.
A campanha, que inclui contacto porta-a-porta e palestras, decorre até ao próximo dia 22 de Agosto e serve para elucidar a massa votante jovem, a maioria dos eleitores, sobre a importância do voto para o fortalecimento da democracia angolana.
Dados disponíveis dão conta que três milhões, 56 mil e 324 jovens, dos 18 aos 25 anos, integram o grupo mais representativo de eleitores para o pleito de 24 de Agosto, de um total de 14 milhões, 399 mil e 391 votantes.
Em declarações à ANGOP à margem da cerimónia de lançamento do projecto, o presidente desta agremiação juvenil, Isaías Calunga, fez saber que a campanha incidir-se-á particularmente ao grupo de eleitores indecisos, pois acredita ser importante que todos os angolanos com idade para o efeito “devem cumprir com este importante papel cívico”.
“(…)Vamos fazer um trabalho árduo de porta-a-porta para convencer a todos sobre a importância do voto, principalmente para aqueles jovens que ainda não têm certeza sobre a sua participação nesta festa da democracia”, referiu.
Isaías Calunga apelou à participação cívica e ordeira dos jovens durante e depois das eleições, um chamamento que envolve também o respeito pelos resultados do pleito.
Do acto de lançamento da campanha cívica organizada pelo CNJ participou a administradora adjunta de Cacuaco para a esfera Política e Social, Miriam Marques, membros do Conselho Municipal da Juventude de Cacuaco e convidados.
A campanha eleitoral começou no dia 24 de Julho, com as diferentes forças politicas a multiplicar as acções junto dos cidadãos.
Nas eleições gerais de 24 de Agosto, os angolanos vão escolher um novo Presidente e deputados à Assembleia Nacional, e na corrida estão sete partidos e uma coligação.
Entre os mais de 14 milhões de eleitores esperados nas urnas, 22 mil e 560 são da diáspora, distribuídos por 25 cidades de 12 países de África, da Europa e da América.