Cutato- Cutato – O secretário provincial executivo da CASA-CE, no Cuando Cubango, prometeu implementar uma comunicação social "autónoma e independente", caso a Coligação venha a formar Governo, depois das eleições gerais de 24 de Agosto.
Domingos Pedro Matias, que falava no acto de inauguração da sede da Coligação na comuna do Cutato, município do Cuchi, afirmou que, a par dos poderes judicial, legislativo e executivo, se vencer as eleições, a Coligação vai transformar a comunicação social num quarto poder, de facto.
Deste modo, afirmou, haverá, na sua perspectiva, "maior credibilidade e liberdade de imprensa e expressão", o que contribuirá para a consolidação da democracia.
O quadro legal de Angola estabelece o compromisso com uma sociedade plural e democrática, onde os princípios da liberdade de imprensa e a imparcialidade dos órgãos de comunicação social públicos e privados, estão consagrados.
Ao abordar o seu programa de governação, o político manifestou também a vontade de capacitar melhor os professores, bem como melhorar as instituições de ensino, para que haja qualidade igual ou superior a de outros países.
Falou, igualmente, do manifesto eleitoral da Coligação, da necessidade de uma revisão da Constituição da República para dar a titularidade da terra ao povo e não ao Estado.
Exortou, ainda, os angolanos a afluir às assembleias de voto, para exercer o seu direito de cidadania e aceitar a decisão da maioria, preservando a paz e harmonia social, independentemente do vencedor.
A província do Cuando Cubango conta com 412 assembleias de voto, 662 mesas e 292 mil e 520 eleitores.
Nas eleições gerais de 2017 teve uma participação de 116 mil 21 eleitores.