Menongue – O Cardeal Dom Eugénio Dal Corso apelou hoje, em Manongue, província do Cuando Cubango, aos partidos políticos e à sociedade a cultivarem o civismo e o respeito recíproco, para o êxito das eleições gerais de 24 de Agosto próximo.
Em declarações à imprensa, o prelado católico disse esperar que os partidários venham, durante a campanha eleitoral que se avizinha, a pautar por discursos de paz e capazes de unir os angolanos, para a realização de eleições cívicas e pacíficas.
Dom Eugénio Dal Corso considerou fundamental que o pleito eleitoral seja realizado de acordo com a maturidade dos militantes dos diversos partidos políticos concorrentes, com a colocação, em primeiro lugar, de todos os angolanos, enquanto filhos da mesma Pátria.
“O meu desejo é de que as eleições de 24 de Agosto, convocadas pelo Presidente da República, João Lourenço, tenham como foco o respeito da aceitação mútua e da livre escolha de cada cidadão”, enfatizou.
Admitiu que o país caminha rumo a verdadeira democracia, daí ser justo que haja o envolvimento de diferentes partidos políticos.
Nesta conformidade, Dom Eugénio Dal Corso exortou que “não se deve recorrer a nenhum acto de violência, mas sim optar pelo respeito dos cidadãos e das bandeiras de cada partido, para mostrar ao mundo a grandeza e nobreza que o país está a granjear”.
Segundo o prelado, a sociedade está convidada a promover a cultura de paz, a harmonia e o respeito, para dar um exemplo ao continente africano e ao mundo que o povo angolano está apto para realizar eleições pacíficas e de reconciliação, num ambiente de tranquilidade.
PIIM leva serviços sociais junto à população
Noutra parte das suas declarações, Dom Eugénio Dal Corso considerou positivo o grau de execução do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), por levar diversas infra-estruturas sociais a localidades recônditas da província, permitindo, deste modo, o acesso da população aos serviços básicos.
Declarou que a iniciativa do Executivo angolano está a permitir pôr junto das comunidades rurais empreendimentos escolares e sanitários, fazendo com que a população deixe de percorrer longas distâncias para ter acesso ao ensino e ao atendimento médico-medicamentoso.
“Parabéns por esta iniciativa. O povo angolano é generoso e precisa de ajuda em vários domínios. Por isso, peço a Deus e às autoridades governamentais para a continuidade destas acções, olhando para reabilitação das estradas, escolas, hospitais, entre outras infra-estruturas, para a melhoria do bem-estar comum e a construção de um futuro melhor para todos”, sublinhou.
A província do Cuando Cubango tem inscritos 121 projectos no PIIM, 75 dos quais aprovados pela Direcção Nacional de Investimentos Públicos, muitos deles já em execução.
O orçamento global dos projectos é de 36 mil milhões de kwanzas, com prioridade para os sectores da saúde, educação, energia e águas, bem como vias de comunicação.