Luanda – O presidente do Partido de Renovação Social (PRS), Benedito Daniel, exortou, hoje, os militantes dos partidos políticos concorrentes às eleições gerais de 24 de Agosto a primarem pela tolerância política.
No tempo de antena da sua formação política, na Televisão Pública de Angola (TPA), o político aconselhou os seus militantes a não reagir às provocações de adversários políticos, para o bom porto da festa da democracia.
Segundo Benedito Daniel, existe alguma intolerância política de alguns militantes de outros partidos, que não revelou, que colocam as suas bandeiras na sede do PRS no município do Dala, província da Lunda Sul.
O cabeça-de-lista do PRS elogiou o papel desempenhado pelas autoridades máximas da província, que possibilitou a realização normal do acto de massas do seu partido.
As eleições gerais de 24 deste mês têm a participação de sete partidos políticos, nomeadamente MPLA, UNITA, PRS, FNLA, APN, PHA e P-NJANGO (os dois últimos pela primeira vez) e da coligação CASA-CE.
Catorze milhões e 399 milhões de eleitores, dos quais 22 mil 560 no estrangeiro, são esperados para a votação.
A diáspora angolana vai estrear-se a votar nestas quintas eleições da história de Angola, depois das de 1992, 2008, 2012 e 2017.
O PRS foi fundado a 18 de Novembro de 1990 e teve como primeiro presidente Eduardo Kuangana, que liderou o partido durante 27 anos.
Na primeira eleição em que participou, em 1992, ganhou seis assentos na Assembleia Nacional, tendo passado para oito em 2008.
Em 2012, o PRS viu a sua bancada reduzida a três assentos e em 2017 ficou apenas com dois deputados.