Luanda - A presidente da Assembleia Nacional (AN), Carolina Cerqueira, considerou, esta sexta-feira, a eleição de Tulia Ackson (Tanzânia) à presidência da União Interparlamentar (UIP) uma homenagem às mulheres resilientes e corajosas da África Austral.
"Foi um sucesso a eleição da nossa irmã e colega da Tanzania, é uma homenagem às mulheres resilientes e corajosas da África Austral", disse Carolina Cerqueira após a eleição da presidente do Parlamento da Tanzânia à liderança da UIP.
Considerou também a região Austral como a mais estável em África pois a tem países que tiveram um percurso de luta de reafirmação contra o Apartheid e o colonialismo, pelo desenvolvimento, pela paz e harmonia.
"Nós, particularmente os angolanos, estamos muito satisfeitos que tivesse sido a África Austral a levantar a bandeira de África", afirmou .
Explicou que a eleição de Tuila Ackson, a presidente da UIP, representa não só uma vitória das mulheres da África Austral, mas do continente no geral.
Vitória da diplomacia parlamentar
Carolina Cerqueira disse que a realização da 147ª Assembleia-Geral da UIP na capital angolana, Luanda, foi uma vitória da diplomacia parlamentar angolana.
"Reunimos em Luanda mais de mil e 500 participantes de 131 países do mundo, foi um recorde de participação a nível de países nas últimas reuniões da UIP", sublinhou.
Adiantou que estiveram representadas mais de 71 por cento de mulheres dos países presentes no evento, incluindo a delegação das Bahamas, país admitido como 180º membro da UIP na Cimeira de Luanda.
Conforme disse, Angola é um país de paz, de reconciliação e comprometido com o desenvolvimento sustentável e com a melhoria das condições de vida das populações, apesar da crise global que o mundo atravessa.DC/VIC/ADR