Luanda – Vários orgãos de comunicação social estrangeiros noticiaram a participação do Presidente angolano, João Lourenço, na Cimeira do G20, que decorreu nos dias 18 e 19, no Rio de Janeiro, no Brasil.
A Voz da América destacou o discurso do estadista no painel “Aliança Global de Combate à Fome e à Pobreza", de que o país é membro fundador.
Este canal de notícias dá nota alta à afirmação do Presidente João Lourenço, segundo a qual “o combate à fome e à pobreza é um dos maiores problemas que a humanidade enfrenta”.
Por isso, disse ser “urgente criar condições que favoreçam o desenvolvimento de uma agricultura sustentável a nível planetário para garantir a segurança alimentar e alcançar a meta da fome zero”.
O Jornal brasileiro Planalto, deu ênfase ao encontro entre o Chefe de Estado angolano e o seu homólogo, Lula da Silva, referindo que o encontro serviu para os dois países realçarem o bom momento da cooperação bilateral.
A CNN escreve “Lula e presidente de Angola discutem atracção de investimentos privados para a África”, numa alusão também ao encontro que aconteceu no Rio de Janeiro, na véspera do início da cúpula do G20
Lula e João Lourenço falaram da proximidade entre os dois países e das fortes relações históricas. O presidente angolano reforçou a identidade de Angola com o Brasil nos três temas principais propostos pelo Brasil no G20: a reforma das instituições globais, o combate à fome e a transição energética. E também no sector de fármacos.
A Rádio França Internacional (RFI) também assinala a presença de Angola na Cimeira do G20, a convite do Presidente Brasileiro.
O Site “AllAfrica”, especializado em notícias do continente, noticiou igualmente a intervenção do Chefe de Estado angolano, João Lourenço, na 3ª sessão da Cimeira sob o tema "Desenvolvimento Sustentável e Transições Energéticas".
Sublinhou o facto de o Presidente alertar para uma maior sensibilidade dos parceiros internacionais com reconhecida robustez financeira, tecnológica e científica, para se empenharem mais no combate às alterações climáticas.ART