Lubango – O embaixador dos Emirados Árabes Unidos (EAU) em Angola, Salem Ali Alshamsi, anunciou hoje, no Lubango, que o seu país está a mobilizar investidores para alavancar o sector do turismo em Angola.
O diplomata exteriorizou a intenção no final de uma visita feita ao local do projecto de Alto Rendimento Desportivo da Nossa Senhora do Monte, assim como o da Tundavala, apresentados pelo Governo da Huíla, como espaços prioritários de investimento.
Salem Ali Alshamsi disse que o seu país está a promover o turismo desde 1980 e alcançou a auto-suficiência em receitas, deixando o petróleo para segundo plano, uma experiência que pode ajudar Angola.
“Se o Governo mostra interesse em cooperar com os EAU, no sector do turismo estamos abertos para apoiar, trocar know-how e trazer investidores para Angola”, reforçou.
Considerou que o Governo angolano tem de olhar para os outros sectores para poder alavancar o turismo, como infra-estruturas de apoio, “mais e melhores pacotes de viagem nas companhias aéreas”, as vias de acesso e toda a cadeia que ajuda a promover o sector.
Sobre as relações bilaterais com Angola, disse que “são fortes”, pois para além da presença de empresas dos EAU de aviação, área portuária, agricultura, construção e energia, esta última com um projecto na Huíla, pode avançar para outras iniciativas.
Conforme disse, só em 2023, o investimento do seu país em Angola foi de 2.9 mil milhões de dólares.
O embaixador que está de visita de dois dias à Huíla, para além do encontro de cortesia com o Governo da Huíla, esteve no complexo turístico e desportivo de Nossa Senhora do Monte, no Miradouro da Leba, na Fenda da Tundavala, na Fábrica Preciosa, bem como nas instalações da Hiper-máquinas Angola.
Está previsto ainda hoje um jantar com as associações empresariais e na sexta-feira visita ao Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla e a Universidade Mandume Ya Ndemufayo. EM/MS