Lubango - Líderes de organizações da sociedade civil e jornalistas das províncias da Huíla, do Namibe e Cunene estão , desde esta segunda-feira, no Lubango, a serem capacitados em matéria de monitorização eleitoral, numa iniciativa da Democracy Works Foundation (DWF) Angola.
O evento, com duração de dois dias, tem como propósito esclarecer a sociedade sobre o contexto em que serão realizadas as Eleições Autárquicas em Angola e perceber como é que se faz a observação eleitoral.
Em declarações à ANGOP, à margem da abertura do evento, o representante da Democracy DWF - Angola, Augusto Santana, realçou que durante a formação os participantes vão abordar os temas “Noções Básicas sobre Eleições”, “Ciclo Eleitoral e Ambiente Legal”, “Ferramenta de Observação eleitoral” com base as normas que regem os processos eleitorais na SADC.
Disse ser crucial que angolanos, a diferentes níveis, tenham conhecimento do processo e possam participar de forma consciente e efectiva.
Augusto Santana afirmou que as autarquias representam um salto significativo no processo de consolidação da democracia, pois aproxima o governo aos cidadãos e vai permitir que alguns dos problemas que mais afligem as populações sejam resolvidos a nível local com mais participação e interacção.
A Democracy Works Foundation (DWF) é uma fundação de cariz regional a nível da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), com sede na África do Sul, fundada em 2014, com o objectivo de providenciar ferramentas e conhecimentos, visando a construção de democracias resilientes.
Possui além dos escritórios centrais na África Sul, sediados em Rosebank, representações em Angola, Botswana, Eswatini, Lesoto, Malawi e Zâmbia, possui cerca de 60 funcionários, dos quais 66 por cento são mulheres.
A mesma actua em várias áreas programáticas, nomeadamente, monitoramento, instituições, cidadania e liderança, clima, democracia e cultura, para além de oferecer serviços de consultoria sobre boa governação e impacto social. BP/MS