Luanda – O ex-presidente União Interparlamentar (UIP), Duarte Pacheco, enalteceu esta segunda-feira, em Luanda, a capacidade de Angola na realização da 147ª assembleia da organização, que permitiu juntar, em conferência, mais de 150 países e de dois (2) mil delegados, muitos deles de alto nível.
Duarte Pacheco fez este pronunciamento no final de uma audiência concedida pela presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, referindo que a imagem de segurança que o país transmitiu para o mundo “foi um marco importante para a comunidade parlamentar”.
Segundo o parlamentar, “muito se falava da falta de segurança em território angolano, mas aquando das suas estadias puderam perceber a capacidade organizativa, a todos os níveis, o que permitiu a mudança de consciência”.
Neste sentido, o parlamentar acredita que “os visitantes deixaram o território nacional com uma impressão renovada do país, o que poderá resultar em futuros investimentos em Angola”.
Relativamente ao encontro, sublinhou que foram analisados alguns dos projectos da Assembleia Nacional, ainda em carteira, entre os quais o da criação de uma Academia, que contará com o apoio da União Interparlamentar, no âmbito do reforço da cooperação.
Para si, o reforço do Parlamento não se reflecte apenas na construção de edifícios, mas é a capacitação de cada um dos deputados, tendo em atenção a diversidade de matérias analisadas.
A União Interparlamentar (UIP) é uma organização internacional dos parlamentos soberanos cujo objectivo é mediar os contactos multilaterais dos parlamentares.
A instituição é o principal interlocutor parlamentar da Organização das Nações Unidas (ONU) e leva a voz dos parlamentares aos processos de tomada de decisão, apresentando regularmente as suas resoluções na Assembleia Geral, realizando declarações e participando em debates sobre os temas principais da agenda desta.