Luanda - A actual Divisão Político-Administrativa (DPA), levada a cabo pelo Executivo, foi feita para criar o desenvolvimento do país, que é bastante extenso, afirmou nesta quarta-feira, em Luanda, o Presidente da República, João Lourenço.
O titular do Poder Executivo falava na cerimónia de posse de cinco governadores provinciais, entre os quais das três novas províncias, como Cubango, Icolo e Bengo e Moxico/Leste, criadas à luz da Lei nº 14/24, de 5 de Setembro.
De acordo com João Lourenço, as novas circunscrições, muito distantes das das anteriores capitais, vão garantir o desenvolvimento desses mesmos territórios.
Disse que, com a criação destas províncias, o desenvolvimento vai chegar mais cedo, contrariamente às expectativas anteriores.
“Espero que daqui a uns anos, vocês sejam recordados como os pioneiros desse mesmo desenvolvimento”, afirmou o Chefe de Estado, numa referência ao três novos governadores nomeados por decretos presidenciais.
Para João Lourenço, de momento, as condições naquelas regiões não são as ideais, no entanto, tudo está ser feito para melhorarem.
“São difíceis, precisamente pela falta das infra-estruturas que vão ser melhoradas, os orçamentos de cada ano para construir paulatinamente até que consigamos atingir níveis considerados satisfatório”, sublinhou .
No Palácio Presidencial, tomaram posse Lúcio Gonçalves Amaral, governador do Cuando; José Martins, Cubango; e Crispiniano Vivaldino Evaristo dos Santos, do Moxico-Leste.
Foram igualmente empossados Auzílio de Oliveira Martins Jacob para a província de Icolo e Bengo e Narciso Damásio dos Santos Benedito para liderar o Cuanza-Sul.
Nascimento da Costa Alexandre Soares tomou posse como seecretário de Estado para a Acção Climática e Desenvolvimento Sustentável do Ministério do Ambiente.AFL/VIC