Luanda - Os embaixadores dos países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) nos Estados Unidos da América (EUA) abordaram esta segunda-feira, em Washington DC, o envolvimento na promoção e atração de investimentos para a região, com destaque para o corredor do Lobito.
Na presença, segundo uma nota de imprensa, do secretário executivo da organização, Elias Magosi, os diplomatas avaliaram também questões internas fundamentais, com foco especial no Fórum de Diálogo SADC-EUA.
Durante a reunião, na Embaixada de Angola em Washington DC, enfatizou-se a importância da colaboração estratégica entre os embaixadores e as instituições norte-americanas, visando o desenvolvimento da região da SADC.
Os diplomatas apresentaram um resumo das actividades realizadas junto às autoridades e instituições norte-americanas, especialmente em temas de interesse comum para a região e os países membros.
Por outro lado, Elias Magosi destacou a necessidade de disseminar documentos e relatórios do Conselho da SADC para alinhar metodologias e estratégias entre todos os envolvidos.
Actualmente, Angola detém a presidência rotativa da SADC e o grupo de embaixadores em Washington DC é liderado pelo diplomata angolano nos EUA, Agostinho Van-Dúnem.
A SADC é uma comunidade económica regional composta Angola, Botswana, Comores, República Democrática do Congo, eSwatini, Lesoto, Madagáscar, Malawi, Maurícias, Moçambique, Namíbia, Seychelles, África do Sul, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe. FMA/VIC