Luanda – O embaixador de Angola na Etiópia e na União Africana (UA), Miguel Bembe, e a homóloga da Zâmbia, RoseKashembe Sakala, destacaram esta terça-feira, em Addis Abeba, a importância da paz e segurança nas agendas de integração regional.
Segundo nota de imprensa da Embaixada de Angola na Etiópia, os dois diplomatas comprometeram-se a acompanhar as acções de cooperação e colaboração nos domínios da paz e segurança a nível das organizações regionais a que ambos os países estão integrados.
No encontro nas instalações da Missão Diplomática de Angola, o também representante junto da Comissão Económica das Nações Unidas para a África e a sua interlocutora, concluíram, no quadro da cooperação bilateral, ser necessário o incremento da cooperação económica, em particular, com a revitalização do Corredor do Lobito.
Foi também evidenciado a importância do projecto de construção da estrada Angola-Zâmbia, através da fronteira de Jimbe-Mwinulunga e da via Mapelenga (Malundo)-Sikongo.
A construção visa colmatar a escassez de infra-estruturas de transportes destinadas a ligar os dois países por via rodoviária.
Na ocasião, os diplomatas consideram que é imprescindível o aumento do volume do comércio e de investimento entre os dois países como forma de contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos respectivos cidadãos.
Os embaixadores Miguel Bembe e Rose Kashembe Sakala sublinharam a importância da implementação dos 6 (seis) instrumentos jurídicos existentes entre Angola e a Zâmbia, nomeadamente, nas áreas político-diplomática, das infra-estruturas, da justiça, educação e do comércio.
Angola e a Zâmbia partilham uma fronteira de mil e 110 quilómetros e são membros da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), bem como da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL). JFS/AL