Luanda – Os representantes permanentes da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) acreditados nas Nações Unidas, em Nova Iorque, saudaram, na última terça-feira, os recentes progressos registados na implementação do processo de Luanda.
Durante o encontro, presidido pelo embaixador angolano Francisco José da Cruz, os diplomatas louvaram a liderança do Presidente angolano, João Lourenço, no cumprimento do mandato que lhe foi confiado pela União Africana (UA), para mediar a crise diplomática entre a RDC e o Rwanda.
O diplomata angolano prestou informações sobre os últimos desenvolvimentos da mediação de Angola, que culminou com a assinatura do acordo de cessar-fogo, em vigor desde 4 de Agosto do ano em curso.
Durante o encontro, os embaixadores da SADC abordaram ainda os preparativos da Cimeira do Futuro, a ter lugar, de 22 a 23 de Setembro, em Nova Iorque, durante a semana de Alto Nível da 79ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas.
O evento reunirá os líderes mundiais para forjar um novo consenso internacional visando acelerar a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e a realização dos seus objectivos.
No decurso dos trabalhos, os embaixadores da SADC debruçaram-se, igualmente, acetca dos preparativos da 44ª Cimeira Ordinária dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), que inicia nesta sexta-feira (17) de Agosto, em Harare, Zimbabwe. SC