Dundo - O embaixador do Reino da Bélgica, Stéphane Doppgne, enalteceu, esta terça-feira, o empenho activo de Angola na resolução definitiva do conflito político-militar entre a República Democrática do Congo (RDC) e o Rwanda.
Em declarações à imprensa, no final de uma audiência com a governadora da Lunda-Norte, Filomena Miza, o diplomata belga sublinhou que a mediação de Angola na busca da paz e da convivência pacífica entre a RDC e o Rwanda demostra a experiência do país na resolução de conflitos.
"Angola ocupa um lugar de destaque em África pela sua experiência na resolução de conflitos e prova disso é o trabalho que o Presidente João Lourenço tem estado a desenvolver para mediar o conflito político-militar que opõe a RDC ao Rwanda", frisou.
Encorajou o Governo angolano, em particular o Presidente da República, João Lourenço, a continuar a envidar esforços para a resolução definitiva desse conflito.
Angola tem desempenhado um papel fundamental na facilitação do diálogo político-diplomático entre o Rwanda e a RDC, visando a estabilização da região dos Grandes Lagos.
O conflito no Leste da RDC é provocado pelas forças do movimento rebelde M23, supostamente apoiadas por forças do Rwanda Os ataques têm como alvos as populações civis.HD