Luanda - O secretário de Estado para Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas do Ministério das Relações Exteriores (Mirex), Domingos Vieira Lopes, realçou, esta terça-feira, a visão estratégica do país direcionada à diplomacia económica, enquanto mecanismo de atração de investimentos estrangeiros.
O secretário de Estado salientou este aspecto, em Luanda, quando procedia à abertura de uma acção formativa sobre “Alinhamento Estratégico, no âmbito da Diplomacia Económica enquanto mecanismo de atracção de investimentos”.
Na sua intervenção, o diplomata considerou como necessário o reforço da cooperação e o estabelecimento de parcerias, face ao potencial de recursos existentes, afim de reafirmar Angola no contexto de África no mundo.
A acção formativa, dirigida a quadros seniores das Missões Diplomáticas de Angola, teve como foco a captação de investimento e promoção das exportações, para internacionalização e diversificação da economia nacional.
Durante o certame, os prelectores fizeram uma abordagem exaustiva em torno das iniciativas do plano Estratégico da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX), que passam por um incremento significativo das acções de captação de financiamento nas geografias identificadas como prioritárias.
A referida formação, realizada no formato híbrido (virtual e presencial), destinou-se às Missões Diplomáticas de Angola e foi uma promoção da AIPEX.
A AIPEX tem a missão de atrair para o país investimento directo estrangeiro, bem como ajudar as empresas nacionais a encontrar mercados viáveis para exportar os seus produtos e consolidar a sua internacionalização. FMA/SC