Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Corpo diplomático encoraja esforços de paz de Angola em África

     Política              
  • Luanda • Terça, 23 Janeiro de 2024 | 23h58
Discurso da Decana do Corpo Diplomático acreditado em Angola
Discurso da Decana do Corpo Diplomático acreditado em Angola
Pedro Parente-ANGOP

Luanda – O Corpo Diplomático acreditado em Angola incentivou esta terça-feira o Governo angolano a prosseguir os seus esforços de pacificação das regiões em conflito, em África, em prol da estabilidade do continente.

O encorajamento consta de uma mensagem lida pela decana do Corpo Diplomático e embaixadora de Marrocos, Saadia El Alaoui, durante a cerimónia de cumprimentos de Ano Novo, no Palácio Presidencial, em Luanda.

Saadia El Alaoui destacou o compromisso do Presidente da República, João Lourenço, com a estabilidade em África.

Realçou que, graças aos seus esforços, Angola "demosntrou, mais uma vez, a sua  capacidade de enfrentar vários desafios num ambiente muito complexo".

Para o Corpo Diplomático, Angola tem afirmado o seu compromisso com a estabilidade, em África, "em plena consonância com o papel do Presidente João Lourenço de Campeão da Paz e da Reconciliação Nacional, designado pela União Africana." 

Citou os factos que, durante o último ano, marcaram Angola tanto a nível regional, internacional como interno.

Ao longo de 2023, Angola implementou uma intensa agenda diplomática, concretizando relevantes objectivos, através da organização de uma série de reuniões e conferências de alto nível, disse.

A título de exemplo, citou, nomedamente, a cimeira quadripartida sobre os esforços de paz na República Democrática do Congo (RDC) e a reunião de alto nível sobre a situação na República-Centro Africana (RCA).

Em nome dos seus colegas, a diplomata marroquina felicitou o Presidente da República por ter assumido a presidência da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), em Agosto de 2023.

Dinâmica da agenda internancional

Saadia El Alaoui destacou a agenda internacional de Angola, em 2023, que "foi dinâmica e marcada por um conjunto de visitas internacionais, encontros de alto nível e parcerias multisectoriais".

Falou ainda da estratégia de colocação de quadros angolanos em organismos regionais e internacionais.

Em Outubro de 2023, Luanda acolheu a 147ª Assembleia da União Inter-Parlamentar (UIP), contribuindo para a afirmação de uma diplomacia parlamentar dinâmica, lembrou.

Menos de um mês depois, prosseguiu, acolheu a 3ª Bienal de Luanda, reforçando o seu engajamento com a cultura da paz, de segurança, de cidadania africana e da democracia.

Referiu que, no ano de 2023, o mais quente desde o início das análises metereológicas, Angola contribuiu no esforço global para o combate às alterações climáticas e inscreveu os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU entre as suas prioridades.

“Cabe-nos a todos acompanhar Angola no seu sincero comprometimento contra esse desafio que ameaça toda a humanidade, somos todos testemunhas dos progressos realizados por Angola.

"Em particular, os grandes projectos como o Corredor do Lobito, que ao mesmo tempo estimula os fluxos comerciais internacionais", realçou.

Considerou ainda a integração económica africana, contribuindo para a realização dos objectivos da zona de comércio livre continental africana e diversificando as economias dos países envolvidos”.

Enalteceu o novo aeroporto internacional “Dr António Agostinho Neto” que fará de Luanda uma plataforma de ligação nacional, regional e internacional.

De igual forma, referiu que o Governo angolano tem em curso várias acções para diversificação da economia, com destaque para a promoção da producão nacional, o investimento e a criação de empregos, a educação, as infra-estruturas, a luta contra a corrupção, todos eles a favor de um crescimento comum e da prosperidade do povo angolano.

Sendo a inovação o motor do desenvolvimento, saudou a iniciativa da criação do Centro de Ciência de Luanda, que reflecte o empenho de Angola no desenvolvimento científico e tecnológico.

Felicitou as acções e iniciativas da Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, a favor da saúde das mulheres e das crianças, em particular os projectos “Nascer livre para brilhar” e “Cuide da sua saúde”.

O ano que acabou, prosseguiu, foi marcado por vários factores perturbadores, além das catástrofes naturais, terramotos, inundações e incêndios, assistimos sobretudo a conflitos armados intensos na Europa e no Médio Oriente, que continuam a causar perdas humanas e materais.

Alertou ser um tempo de desafios a que não será possível dar respostas eficazes sem uma acção concertada a nível internacional.

A esse respeito considerou ser importante unir com urgência os esforços da comunidade internacional para fazer respeitar o direito internacional humanitário e abandonar a lógica do conflito e da violência para fazer prevalecer a paz e a construção de um espaço próspero para todos  os povos da região.

Considerou ser necessário estabelecer um cessar-fogo duradouro, garantir a protecção dos civis, permitir a chegada da ajuda humanitária a população e relançar o processo de paz justa e global em conformidade com as resoluções da legalidade e os princípios de direito internacional. 

Agradeceu ao povo angolano o "caloroso acolhimento", facto que permitiu, em 2023, ao Corpo Diplomático efectuar visitas a diversas províncias do país.

Prometeu reforçar essa prática, em 2024, com objectivo e aprofundar a cooperação em busca de oportunidades de comércio e investimentos que se reflictam na melhoria da qualidade de vidas das populações.

Agradeceu particularmente ao Presidente da República  e à Primeira-Dama por os terem recebido esta terça-feira no Palácio presidencial, desejando, em nome de toda a família diplomática,  ao casal presidencial felicidade, saúde, prosperidade  e pleno sucesso no desempenho na sua nobre missão ao serviço de Angola e do povo angolano. PA/IZ





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+