Luanda - A embaixadora de Angola em França, Guilhermina Prata, destacou os esforços contínuos dos angolanos para preservar e fortalecer a paz e a reconciliação nacional.
A diplomata reuniu este sábado, em França, uma diversidade de representantes diplomáticos, membros da diáspora, artistas, entre outras entidades, para celebrar os 22 anos de paz e estabilidade de Angola, assinalados a 4 de Abril.
Guilhermina Prata instou os presentes a reflectirem diariamente sobre a importância da paz e a orgulharem-se por fazerem parte de uma nação resiliente e em constante progresso.
A embaixadora enfatizou as palavras do Presidente da República, João Lourenço, sobre as conquistas alcançadas em todas as esferas da sociedade angolana.
O evento contou com a exibição de um vídeo produzido pela TPA - Televisão Pública de Angola, destacando as grandes realizações e avanços alcançados com a paz.
Contou também com a exibição do filme do cineasta angolano Baptista João, intitulado "Kizomba Sem Fronteiras", que celebra a dança e música Kizomba, uma expressão cultural de origem nacional e profundamente enraizada na identidade angolana que ganha espaço em outras paragens.
As celebrações culminaram com um momento de confraternização e networking, reforçando os laços de amizade e de cooperação entre os participantes.
Itália/Vaticano
Uma missa de acção de graças e uma palestra sobre “o significado e a importância do 4 de Abril marcaram, na Itália e no Vaticano, o ponto alto das celebrações do dia da paz em Angola.
Ao dissertar no acto, o embaixador de Angola junto da Santa Sé, Carlos Fonseca, lembrou que esta data terminou com 27 anos de conflito armado no país e abriu caminho para um entendimento entre irmãos, que está a permitir o desenvolvimento do território angolano.
Carlos Fonseca lembrou também que os angolanos reconciliados estão a construir, com espírito patriótico e inclusivo, um país estável que alcançou o seu lugar no concerto das nações.
Corroborando da ideia, a embaixadora de Angola na Itália, Fátima Jardim, recordou os sacrifícios consentidos pelo povo angolano para alcançar a paz e os desafios que estão a ser superados para o desenvolvimento do país, nos mais diversos sectores.
O evento juntou, em Roma, diplomatas e membros da comunidade angolana residente na Itália.
A jornada decorre de 1 a 25 de Abril, sob o lema “4 de Abril juntos pelo crescimento inclusivo do país”. OHA