Luanda – A embaixadora de Angola na Namíbia, Jovelina Imperial, destacou o empenho do Presidente angolano, João Lourenço, na resolução do conflito no Leste da RDC, numa altura em que o país irá assumir a Presidência da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).
A diplomata angolana fez estas referências no quadro de um encontro de cortesia, esta quinta-feira (3), com o novo embaixador da Alemanha na Namíbia, Thorsten Hutter, salientando que este empenho do Estadista angolano acontece numa altura em que é, igualmente, Campeão da União Africana para a Paz e Reconciliação em África e Presidente da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos.
Na ocasião, Jovelina Imperial explicou que a aposta do governo angolano, chefiado pelo Presidente João Lourenço, está virada para a diversificação da economia com pendor para o sector agrícola, que regista resultados satisfatórios.
A chefe da Missão Diplomática angolana, que é igualmente Decana do Grupo Africano e Vice-decana do Corpo Diplomático na República da Namíbia, falou ainda sobre as relações de amizade e de cooperação entre Angola e a Alemanha e o desenvolvimento económico na SADC.
O diplomata alemão, que já cumpriu missão no Zimbabwe, está há poucos dias em Windhoek, capital namibiana, e ressaltou que se sente familiarizado com as questões da região da África Austral, tema que mereceu destaque no encontro entre os dois embaixadores.
A SADC, integrada por África do Sul, Angola, Botswana, Comores, República Democrática do Congo, Lesoto, Madagáscar, Malawi, Maurício, Moçambique, Namíbia, Seicheles, Essuatíni, Tanzânia, Zâmbia e Zimbábwe, tem a sua 43ª reunião de Cúpula prevista para a capital angolana, Luanda, entre os dias 7 e 17 do corrente mês. SC