Luanda - O embaixador da África do Sul em Angola, Oupa Ephraim Monareng, reafirmou esta terça-feira, em Luanda, que seu país vai continuar a honrar as contribuições e o papel desempenhado pelos angolanos para a paz na região.
O diplomata fez estas declarações à imprensa no final de uma audiência concedida pela presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira.
A audiência serviu para despedir-se, após quatro anos de missão diplomática, referindo que a África do Sul reconhece ainda o desempenho do Presidente João Lourenço nas acções de mediação, na qualidade de Campeão da Paz da União Africana (UA).
Fez ainda menção à deslocação do Chefe de Estado angolano ao seu país, prevista para o mês de Dezembro, durante a qual serão abordados assuntos de interesse comum.
Durante a mesma, salientou, as Comissões Mista dos dois países vão abordar e negociar futuras áreas comerciais, com destaque para o sector de petróleo e gás, mineiro, agricultura, entre outras.
Desta feita, manifestou o contínuo apoio da África do Sul à Angola nos esforços que vai empregar na liderança da União Áfricana em 2025.
Oupa Ephraim Monareng considerou excelente as relações entre os dois países, quer ao nível dos Governos, como também dos Parlamentos. MGM/SC