Luanda - A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, abordou, terça-feira, com o embaixador sul-africano, Oupa Ephraim Monareng, a cooperação parlamentar entre Angola e a África do Sul.
Em declarações à imprensa, o diplomata sul-africano, que considerou históricas as relações entre os dois países, reconheceu a contribuição do povo e do governo de Angola durante a luta do colonialismo e do Apartheid na África do Sul.
“Angola e a África do Sul são dois países irmãos. A nossa parceria e cooperação tem sido pautada pela cordialidade e a África do Sul vai continuar a respeitar o apoio que Angola sempre prestou na luta contra a libertação do Apartheid”, declarou Monareng.
Na ocasião, o diplomata elogiou os esforços do Presidente da República, João Lourenço, enquanto promotor da paz e garantiu que os sul-africanos continuarão a apoiar este exercício.
Na oportunidade, falou da visita oficial que o Chefe de Estado angolano irá realizar à África do Sul no próximo dia 12 de Dezembro para o reforço da cooperação.
“Com o sentimento de dever cumprido”, conforme referiu Oupa Ephraim, antes de deixar o país, anunciou ainda que a África do Sul irá albergar, em 2025, a Cimeira das maiores economias do mundo, G2O, assim como do P20, ou seja, dos parlamentos dos Estados-membros do G20.
“Nesse sentido, dizer que continuaremos a fortalecer os laços que nos unem e que caracterizam as nossas relações que, por si só, são excelentes”, informou o embaixador.
As relações de cooperação bilateral entre Angola e a África do Sul têm o seu quadro jurídico assente no Acordo Geral de Cooperação Económica, Científica Técnica e Cultural, assinado a 29 de Abril de 1998, em Luanda, aquando da visita do então Presidente sul-africano, Nelson Mandela, ao país.
Actualmente, as relações entre os dois países são consideradas excelentes, baseadas em laços de amizade e solidariedade que remontam os primórdios das lutas de libertação nacional e contra o Apartheid e da manutenção da independência, cujo objectivo final sempre foi a promoção e desenvolvimento do bem-estar social de ambos os países e respectivos povos.MGM/SC