Luanda - O embaixador da Estónia para assuntos de África, Daniel Schaer, enalteceu hoje, em Luanda, as vantagens da presidência de Angola na Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), classificando-a como uma excelente oportunidade para execução dos planos estratégicos do seu país para o continente africano, em especial a região.
O diplomata, que lidera uma delegação estoniana em missão de serviço no país, fez esta referência a propósito da 43ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo SADC, que Luanda irá acolher, de 7 a 17 do corrente, na qual o país irá assumir a liderança da organização regional.
Em declarações durante um encontro com o secretário de Estado para Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Vieira Lopes, manifestou ainda a disponibilidade do seu país em trabalhar com Angola para o desenvolvimento da região da SADC, que tem apresentado projectos voltados ao Desenvolvimento de Infra-estruturas, Industrialização, sectores Rodoviários, Aeroportuários, Pecuária, Pesca e Energia.
De igual modo, o diplomata realçou a necessidade de uma maior aproximação das comunidades dos dois Estados, de modo a acelerar e facilitar a realização eficiente dos planos de cooperação bilaterais.
Durante o encontro, foram também abordados assuntos de interesse para a cooperação bilateral entre os dois Estados, em especial o incremento do apoio à diversificação da economia e desenvolvimento do sector de digitalização.
Daniel Schaer considerou que a abertura do Consulado Honorário em Angola vai estimular os laços de cooperação entre os dois países, destacando o Memorando de Entendimento em matéria de Governação Digital e Modernização Administrativa, assinado em Abril deste ano, na cidade de Tallin (Estónia), como meio para alcançar os objectivos estabelecidos.
A Estónia tem mostrado forte interesse em cooperar com Angola na área de implementação de sistemas de tecnologia digital, bem como em matérias de economia azul e tecnologia verde para protecção dos oceanos. FMA/SC