Luanda – O embaixador dos Estados Unidos da América (EUA) em Angola e São Tomé e Príncipe, Tulinabo Mushingi, considerou esta semana, em Luanda, vitais as contribuições das mulheres para moldar o futuro da humanidade.
O diplomata teceu estas considerações na abertura da segunda Conferência Mulheres, Paz e Segurança, que decorreu entre os dias 11 e 12 do corrente na capital angolana sob os auspícios do Departamento de Defesa dos EUA, através do Comando para a África (AFRICOM).
Na ocasião, o embaixador Mushingi lembrou que as contribuições das mulheres “foram críticas ao longo do nosso passado e serão vitais para moldar o futuro”.
Deste modo, considera que “honrar as mulheres é outra forma de destacar o valor de todos os direitos humanos, porque os direitos das mulheres são direitos humanos.”
Tulinabo Mushingi sublinhou que “quando as mulheres contribuem efectivamente para a economia e sem limitações, no que toca aos tipos de trabalho que podem fazer ou cargos que podem ocupar, todos nós prosperamos”.
Salientou igualmente o facto de existirem pesquisas que demonstram que “uma maior inclusão de mulheres na tomada de decisão leva a melhores decisões”.
O evento teve como objectivo promover a prosperidade, segurança e boa governação, que são três elementos vitais para o futuro de uma nação e os três pilares da parceria EUA-Angola, que este ano celebram o 30º aniversário.
Durante a conferência, especialistas militares e civis (mulheres e homens) dos EUA e de Angola abordaram temas como Agenda de Paz e Segurança para Mulheres: Antecedentes e Termos-Chave; Liderança e Gestão de Mudanças em Apoio às Mulheres, Paz e Segurança; Mulheres na Mídia e Mensagens Estratégicas; Mulheres nas Forças Armadas: Enfrentando a Realidade; Planos de Acção Nacionais e Organizações de Defesa; Planos de Acção Nacionais e Organizações de Defesa.
Esta conferência decorreu em parceria com a Casa Militar do Presidente da República, bem como dos ministérios da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, Interior, Acção Social, Família e Promoção da Mulher. SC/ADR