Adis Abeba – O embaixador de Angola na Etiópia, Miguel César Domingos Bembe, defendeu, esta segunda-feira, o estabelecimento de “relações de cooperação abrangentes e pragmáticas com a Eritreia no âmbito de uma visão pan-africanista, integrada, próspera e pacífica”.
O diplomata angolano, que manifestou a sua posição durante um encontro que manteve com o Ministro-Conselheiro Biniam Berhe, chefe da Missão Diplomática do Estado da Eritreia na Etiópia, enfatizou que ambos os países possuem excelentes relações de amizade, sendo necessário o reforço da cooperação bilateral.
Durante o encontro, o embaixador Miguel Bembe, que se fez acompanhar de outras entidades da representação diplomática angolana, sugeriu a negociação e assinatura de instrumentos jurídicos que sirvam de base para a cooperação bilateral.
Neste sentido, destacou o já existente Acordo Geral de Cooperação nos Domínios Económico, Técnico, Científico e Cultural entre os governos dos dois países, bem como o Memorando de Entendimento para o Estabelecimento do Mecanismo de Consultas Políticas entre o Ministério angolano das Relações Exteriores e o Ministério eritreu dos Negócios Estrangeiros.
Na ocasião, o diplomata evocou igualmente o Memorando de Entendimento nos Domínios da Defesa, Segurança e Ordem Pública para a materialização de acções com o intuito de responder aos desafios de combate ao terrorismo e ao crime organizado, assim como promover a troca de experiências e o intercâmbio de informação na área da segurança marítima.
O diplomata Miguel Bembe e o seu interlocutor concluíram que as semelhanças dos dois países, em termos de potencialidades em recursos hídricos e minerais e no domínio agrícola, podem resultar numa parceria mutuamente vantajosa. SC