Luanda - O diplomata angolano José Andrade de Lemos entregou esta quarta-feira, em Dili,Timor-Leste, às autoridades locais, as Cartas Figuradas.
A entrega das Cartas Credenciais ao Presidente da República Democrática de Timor-Leste, José Ramos Horta, que o habilitam a exercer as funções de embaixador extraordinário e plenipotenciário de Angola em Timor-Leste, está agendada para os próximos dias.
De acordo com uma nota de imprensa enviada à ANGOP, as cartas figuradas foram entregues ao director-geral para os Assuntos Protocolares, Consulares e Cerimonial do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação deste país asiático, Fulgêncio José Helvídio Corbafo.
A partir de hoje Angola está referenciada e registrada como a primeira Missão Diplomática de um país africano com sede permanente em Timor-Leste.
Na ocasião, refere o documento, foram abordadas algumas questões relacionadas com a cooperação entre os dois países, assim como a fase inicial para a instalação da missão diplomática angolana.
A República Democrática do Timor-Leste, membro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), é um país no sudeste ssiático que ocupa metade da ilha de Timor, cercado por recifes de corais repletos de vida marinha, e tornou-se independente da Indonésia em 2002.
Angola e Timor-Leste partilham laços de solidariedade e cooperação, com destaque para os domínios da assistência técnica militar e dos petróleos. FMA/VIC