Luanda - A embaixadora Maria Cândida Teixeira entregou, esta quarta-feira, em San Salvador, as cópias figuradas das cartas credenciais à vice-ministra das relações exteriores de El Salvador, Adriana Mira
De acordo com uma nota de imprensa a que ANGOP teve acesso esta quinta-feira, o documento que habilita a diplomata angolana a exercer as funções de representante do Estado angolano perante as autoridades deste país centro-americano foi entregue durante uma cerimónia que decorreu na sede da diplomacia salvadorenha.
Na ocasião, foram analisadas as principais áreas de cooperação entre os dois países, sendo que as partes reiteraram o interesse em dinamizar a agenda bilateral, fortalecendo a cooperação em diferentes sectores, nomeadamente o farmacêutico, têxtil, turismo, energia, agricultura, segurança pública, desporto e cultura.
Depois de Cuba, onde reside, El Salvador é o sexto país em que a diplomata angolana é acreditada como representante do Estado angolano, faltando apenas as Honduras e o Haiti.
As relações diplomáticas entre Angola e a República de El Salvador foram estabelecidas em Setembro de 2023, na cidade de Nova Iorque.
El Salvador é a nação mais pequena da América Central, conhecida por suas praias no Oceano Pacífico, pontos procurados para a prática de surf e pela paisagem montanhosa.
Fruto de uma cruzada contra as gangues, o país passou do mais perigoso do mundo a um dos mais seguros.
El Salvador conseguiu consolidar uma das economias mais estáveis da América Latina e especializada em exportações.
Possui um ambiente de negócios dinâmico, estruturado com fundamentos macroeconómicos sólidos e instituições governamentais fortes, que promoveram uma concorrência saudável e a integração internacional, o que permitiu melhorar a qualidade de vida dos salvadorenhos e promover o desenvolvimento económico do país.
O país possui ainda uma infraestrutura rodoviária e marítima robusta, essencial para seus corredores logísticos, uma vez que as cargas provenientes da América do Norte passam pelos portos, rodovias e aeroportos do país e seguem para Honduras, Nicarágua, Costa Rica e Panamá. FMA/ART